quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ATIVIDADE 2

CARO CURSISTA,
1. Assista o filme "Do Sonho aos Ares" - Santos Dumont;
2. Faça uma breve reflexão sobre o filme.
3. Elabore um texto síntese respondendo as seguintes perguntas:
- Qual a relação entre a história abordada no vídeo e a evolução tecnológica em geral e principalmente com a informática?
- Essa evolução afeta nossas vidas ou não?
- Como e em que a informática pode modificar sua vida pessoal e profissional?
- Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a internet?
Por qual motivo?




8 comentários:

Morgana disse...

O termo evolução tecnológica, pode ser conceituado como “as invenções, as descobertas ou as criações realizadas pelo homem, que afetam, de forma profunda, ampla os conhecimentos, os costumes e as práticas cotidianas do seu meio”. Santos Dumont foi um percussor para estudos possíveis e futuros da tecnologia contemporânea. Ele com sua força de vontade e perseverança, através de testes e experiências criou o avião um meio de transporte eficaz, seguro e rápido que facilitou a vida das pessoas.
A relação do filme com a informática em particular e que ela é um meio de transportar informações muito rápido e eficaz desde que sabendo usufruí-la. A revolução tecnológica, com a introdução, em escala crescente, da informática tem afetado bastante a vida cotidiana.
No campo profissional é preciso ter conhecimento de informática isto é, saber dominá-la, requisito bastante exigido pelo empregador, se não a pessoa não estará qualificada. E conseqüentemente se a sua vida profissional não vai bem a sua vida pessoal poderá ir por água abaixo também.
Eu tenho bastante necessidade de utilizar a Internet, principalmente para fazer pesquisas e em segundo lugar para me comunicar com meus contatos. Não consigo me ver sem essa tecnologia!

Anônimo disse...

Dos sonhos aos ares

Santos Dumont é, de longe, o brasileiro mais interessante que possamos estudar. Senão, vejamos. Ele é tido como o pai da aviação, posto bem merecido, filho do seu tempo, intérprete e reflexo de seu tempo. Seus feitos não podem ser considerados meros reflexos de uma sociedade que clamava a tecnologia adjacente e necessária.
Aos assistir o vídeo “Dos sonhos aos ares” fiquei matutando algumas idéias. O vídeo de curtíssima duração nos leva a refletir o papel da tecnologia em nossas vidas hoje. Nós vivemos num mundo tecnológico, mas também paranóico!
Quantas vezes não vemos a internet como nosso primeiro recurso numa pesquisa quando poderíamos deixa-la por última opção e irmos buscar nos livros, jornais e revistas? Será que não conseguimos nos desfazer desse comodismo tecnológico?
Hoje, acho que poderíamos escrever o título do vídeo como “Dos sonhos esquecidos aos velados conhecimentos tecnológicos”...
Nesse mundo doido em que vivemos, o acessar a internet se tornou algo banal, presente em todas as conversas quando comunidades virtuais se tornam mais importantes que comunidades reais. Estar por fora desse mundo é estar por fora do mundo como um todo!
Fico a pensar nos sonhos de Dumont, talvez, apenas voar como os pássaros. Ser livre e mais nada. Mas no mundo virtual nós encontramos essa liberdade, mascarada.
Acho que Dumont foi mais feliz que nós. Ele viveu seus experimentos e mudou sua época. Hoje somos mais alguns viciados que vivenciam um mundo irreal e quase ilógico da tecnologia comodista.

Wagner Fonseca - 19/10/08

mari disse...

ATIVIDADE DE REFLEXÃO APOIADA NO VÍDEO “DO SONHO AOS ARES”-SANTOS DUMONT
ALUNA:MARISTELA MAZZUCCO FABRO

A história abordada no vídeo mostra que os primeiros modelos de avião criados por Santos Dumont, não voavam. Foi preciso muita paciência, dedicação, muitas mudanças, muitas tentativas e muitos estudos para chegar ao modelo “14 BIS”, que conseguiu voar. A História mostra que a evolução tecnológica em geral: Automóveis, televisão, geladeira, raio- X, câmaras de filmar, microondas,foi lenta, se comparada com a informática em particular.Vemos que a informática evoluiu rapidamente enquanto as demais tecnologias levaram muito mais tempo para evoluir.
Essa evolução afeta a nossa vida pois quando experimentamos algo que tenha evoluído temos dificuldade de lidar com aquilo que já é considerado ultrapassado.E precisamos estar ligados na evolução da informática ou correremos o risco de ficar para trás. Exemplo disso é o disquete, o Cd e o Pendrive.Quem gostaria de cozinhar diariamente em fogão de lenha? Salgar a carne para não estragar? Ou usar o mimeógrafo para reproduzir provas? Se não acompanharmos a evolução da informática, ficaremos cidadãos analfabetos.
A informática modificou a minha vida profissional a partir do momento que eu fiz uso do computador para preparar minhas aulas.Explorei os conteúdos na Internet, elaborei atividades a partir de recursos encontrados no Paint, levei os alunos a construírem gráficos no Word.Hoje não saberia preparar uma aula sem a ajuda desse recurso.Na minha vida pessoal muita coisa modificou com o uso da informática. Tornei-me mais atualizada, crítica, competitiva.
Todos os dias.Sempre que dá uma folga.Não tem como passar um dia sem acessar a Internet.Os motivos são os mais diversos: leitura de jornais, ler e-mail, consultar conta do banco, preparar atividades, buscar novidades para as datas especiais, conversar no MSN, entre outras.

Simone disse...

Comentário do vídeo


Há muito tempo estamos acompanhando a evolução tecnológica. O vídeo mostra desde o início como surgiu um dos primeiros aviões, em que não havia tanta tecnologia e os controles eram manuais. Hoje percebemos o avanço, a informática atua em todos os seguimentos, inclusive guiar um avião através do piloto automático. Toda essa transformação afetou significamente a história da humanidade, pois sem ela muitas coisas não poderiam ser feitas, a comunicação, a medicina, os transportes, entre outros. A evolução tecnológica e a informática podem modificar a vida profissional e pessoal de qualquer pessoa, hoje na educação, se faz necessário para o melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sendo que, se continuarmos no passado, estaremos nos afastando dos nossos educandos cada vez mais, pois a tecnologia está presente em todos os momentos. Sentimos diariamente necessidade do acesso à internet, seja para pesquisas, leitura de jornais, busca de materiais para trabalhos em sala de aula, orkut, msn, e-mail, enfim, nos sentimos “perdidos” sem essa ferramenta que tanto nos auxilia, deixando-nos informados dos acontecimentos do mundo em nossa volta.

Trabalho produzido por: Madelon e Simone

Silvia disse...

Do Sonho aos Ares

O filme “Do Sonho aos Ares” mostra-nos a persistência e a busca incessante na realização de um sonho. Apesar das dificuldades tecnológicas da época, Santos Dumond superou obstáculos e conseguiu construir uma aeronave. Esse foi o pontapé inicial para a gama de aeronaves sofisticadas que viriam a ser produzidas depois, sempre pensando no conforto e bem-estar que elas proporcionariam.
Assim também aconteceu com a maioria das tecnologias que hoje conhecemos. Até bem pouco tempo atrás, 30 anos mais ou menos, o celular era uma realidade bem distante de nós. Computador nem pensar. Minha mãe batia as claras em neve com o garfo, televisão, só preto e branco...
Hoje, vemo-nos cercados pela tecnologia. Respiramos tecnologia 24 horas por dia.
Toda essa evolução contribuiu para a emancipação da mulher e facilitou a sua entrada no mercado de trabalho. Com o auxilio da tecnologia, o serviço doméstico foi facilitado, oportunizando as mulheres de buscarem o seu espaço.
A explosão da informática também foi responsável por uma mudança significativa no modo de vida das pessoas e de seus valores. Antigamente, aos domingos, nós procurávamos a turma de amigos para um bate-papo, trocar idéias. Hoje, ficamos dentro de casa e podemos bater-papo e trocar idéias do mesmo jeito, só que via internet.
No campo profissional, quem não procurar atualizar-se, principalmente com relação à informática, vai acabar ficando para trás e perdendo seu espaço. É preciso estar ligado, buscando as novidades que surgem e aplicá-las de modo que facilitem o seu dia-a-dia, quer seja no trabalho ou na vida pessoal.
A informática já faz parte da minha vida profissional e pessoal há mais ou menos 10 anos, foi quando eu comprei o meu primeiro computador. De lá para cá, cada vez mais sinto a necessidade de estar utilizando essa ferramenta no meu dia-a-dia, quer seja para atividades relacionadas ao meu trabalho, diversão ou busca de informações para minha vida.
Depois que ingressei como Assistente Técnico Pedagógico o acesso à informática e a internet tornaram-se constantes. Diariamente preciso consultar meu correio eletrônico, pois é através dele que me comunico com meus amigos e meus contatos de trabalho. Também estou sempre buscando informações que me auxiliem no desenvolvimento do meu trabalho. No início deste ano, resolvi criar um blog para divulgar os acontecimentos da escola. Por isso estar “plugada” é fundamental.

Joana disse...

Nós todos fazemos parte da história do mundo. Estamos inseridos em uma sociedade que nos pede cada vez mais que dominemos as tecnologias. Assim como os grandes criadores; Alberto Santos Dumont e Albert Einsten temos que desenvolver nossa mente e criar coisas para ajudar a humanidade, para que nos tornemos importantes dentro de nosso contexto. As grandes descobertas contribuíram para que a humanidade evoluísse em termos de tecnologia e hoje podemos fazer coisas com muita agilidade graças à coisas idealizadas e postas em uso.

Joana Koscianski dos Santos

Joselane disse...

2ª ATIVIDADE A DISTÂNCIA: Atividade de reflexão apoiada no vídeo
“DOS SONHOS AOS ARES”




O filme “Dos Sonhos aos Ares”, caracteriza as várias tentativas e a determinação de transformar um sonho em realidade. O avião se modernizou, e as outras tecnologias também. E com a informática em particular, percebemos o quanto evoluiu e que continua evoluindo diariamente. Hoje este instrumento já faz parte da vida da grande maioria, o que até pouco tempo atrás era uma tecnologia manipulada por poucos.
Atualmente, muitas vezes por tentativas e erros vamos aprendendo a utilizar e dessa forma enriquecer a nossa vida pessoal e profissional. Mas precisamos ter o cuidado de usarmos estes aparatos na escola de forma pedagógica e construtiva.
Através da internet podemos realizar pesquisas de toda espécie, assim como conversar com as pessoas que já estiveram no nosso convívio e que hoje estão longe.
As possibilidades deste aparato tecnológico são muitas, cabe a nós utilizar e descobrir.




Joselane Vicentini

blog lis disse...

ELISETE CONSTANTI GERÔNIMO

2ª ATIVIDADE A DISTÂNCIA = SANTOS DUMONT
Desde que o homem descobriu a ferramenta, afere-se que ao longo da evolução humana surgiram diversas técnicas e novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida.
Muitas vezes foram descobertas que ocorreram ao acaso, mas quando nos restringimos à descoberta da possibilidade de voar, certamente se precisou muito mais que sorte, afinal Santos Dumont efetuou muitas tentativas que fracassaram.
Percebe-se no vídeo que Santos Dumont era um homem de persistência que mesmo diante de milhares de olhos desacreditados conseguiu literalmente alçar vôo com seu 14-BIS. Tal feito contribuiu não apenas com a descoberta e desenvolvimento do avião, mas também com a disseminação da idéia que falhar mesmo de modo repetido não torna um homem num fracassado, demonstrando empiricamente que ao se utilizar o aprendizado experimentado somado a persistência, cria-se uma favorável fórmula para novas descobertas.
Uma grande conquista através da aplicação da fórmula indicada acima foi a descoberta do computador, hoje objeto de estudo da ciência da computação e outras ciências. Embora hoje tenhamos a existência de diversos laboratórios e universidades aperfeiçoando as tecnologias de informática, afere-se que assim como na descoberta do avião, foi necessário alguém com uma idéia e muita persistência para chegar-se a tecnologia existente.
Os avanços tecnológicos deixaram de ser meros coadjuvantes no cotidiano do ser humano considerado comum. De vários modos somos afetados pelo avanço tecnológico da informática. Um bom exemplo é a presença da informática utilizada pela previdência social que se utiliza de instituições bancarias para repassar os pagamentos de benefícios aos beneficiários que sacam os referidos valores diretamente em caixas de auto-atendimento sem a necessária intermediação.
A informática como ferramenta de trabalho tem certamente contribuído para a evolução da circulação de informação, beneficiando por exemplo os profissionais da área da educação, através do acesso a artigos e diversos materiais didáticos disponibilizados por Universidades e pedagogos nesta grande via da informação. A internet por certo modificou a vida dos chamados digitalmente incluídos, podendo-se citar aqueles que a utilizam para comunicação através do chamado “E-mail” correio eletrônico.