1. Leia o texto anexo "A escola do Futuro..." e reflita de forma crítica e compreensiva sobre suas principais idéias. Após, escreva as idéias que você considerou mais significativas. Feito isso, elabore uma análise crítica e argumente sobre a questão: Estamos preparados para sermos o professor do futuro na perspectiva do texto? Se não, o que falta?
16 comentários:
Texto “A escola do futuro
Os donos do amanhã
Como imaginar o amanhã da educação? Como mera representação ficcionista de inúmeras possibilidades? Imaginar o futuro de modo fatalista com o fim de nossa privacidade? Ou imaginar o futuro como o que nos foi apresentado em nossa infância em desenhos animados como “Os Jetsons”?
Alguns mais otimistas prevêem um versão mais utópica, eu diria, do futuro, no qual o professor parece perder a sua caracterização atual partindo do papel de puro intermediador no processo educativo. Mesmo assim, acho esse um futuro um pouco nefasto ainda por não poder visualizar a possibilidade de sua ascensão na atual conjuntura internacional.
Alguns ainda tratam o futuro como o grande afã das possibilidades. Esse futuro, como o que muitos imaginam, assemelha-se muito ao futuro almejado pelos socialistas e anarquistas em geral, ao delineá-lo como grande universo do compartilhamento de informações. Um amanhã no qual o conhecimento passaria a ser propriedade coletiva e não privada, algo que já acontece atualmente .
Todavia, não creio que nós professores estejamos preparados para essa tomada de consciência rumo a um futuro não individualista em que o comodismo e o conformismo tecnológico possa ser trocado por um futuro mais aberto ao dialogo e a compreensão em vista de uma educação melhor e mais envolvente.
Professor Wagner Fonseca, 13/12/10
ok, postado!!!
A escola do futuro
A escola do futuro sem dúvida se voltará para as tecnologias, nós professores temos que estar preparados e buscar aprender para poder acompanhar o desenvolvimento da educação. No cotidiano dos nossos alunos, a tecnologia já está presente, por isso muitas vezes a escola se torna um lugar não muito agradável, por ficar sempre na mesmice do quadro e giz.
Precisamos nos conscientizar de que a tecnologia está ai, e que está em nossas mãos usá-la ou não, mas acreditamos que, quem não se transformar, perderá a razão de ser dentro da escola, e consequentemente também seu espaço, pois novos profissionais virão com novas técnicas e idéias, fazendo as aulas muito mais produtivas e atraentes.
Trabalho Produzido por: Madelon e Simone
A escola do futuro
Atualmente vivemos em uma sociedade que vem se preparando para o futuro, o que falta são investimos e comprometimento com a educação, principalmente nos profissionais na instituição “escola”, pois estão frente a grandes mudanças tecnológicas, entretanto ainda se encontram despreparados para fazer uso dos mais variados materiais que servem de suporte pedagógico e se nós profissionais da educação nos dedicarmos mais e investimos no que nos é proposto e oferecido a tão sonhada mudança acontecerá mais é claro depende exclusivamente e do interesse e da dedicação de todos, profissionais que direta ou indiretamente estão envolvidos numa “educação “ com qualidade, compromisso e evolução.
A escola do futuro deverá vir acompanhada de uma metodologia aprimorada com o uso das novas tecnologias educacionais, onde o alvo principal é o aluno. Desta forma o professor é um investigador, despertando o interesse pela pesquisa, buscando novas respostas, sem perder o seu papel de mediador, aprendendo e dominando a técnica.
As tecnologias oportunizam possibilidades de promover o conhecimento e a valorização da informática aplicada à educação.
1ª ATIVIDADE
Análise Crítica do Texto:
A Escola do Futuro e o Uso das Novas Tecnologias Educacionais
Durante as últimas décadas, o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação assumiu um ritmo sempre crescente, imprimindo à sociedade novos rumos, não só tecnológicos, mas também sócio-econômico-culturais.
A tecnologia utilizada pela sociedade colocou conhecimento à disposição dos que necessitam, quando necessitam e onde quer que estejam.
E o professor, como cita o texto, tem que correr atrás o mais rápido que puder... e no meu entendimento está aí o entrave desse processo na escola. O professor está muito preso as metodologias e os conteúdos utilizados a anos, muitas vezes por excesso de carga horária, falta de conhecimento e de como utilizar as tecnologias ou até mesmo por comodidade.
É fato que o professor precisa acompanhar esse ritmo acelerado de mudanças tecnológicas, mas estando com dois ou três períodos do dia em sala de aula, com família, filhos, problemas pessoais para resolver no pouco tempo que lhe sobra, se torna difícil desenvolver habilidades específicas para acessar, selecionar e avaliar conteúdos relevantes, utilizando as novas tecnologias.
O Educador precisa primeiramente respeitar os estilos individuais de aprendizagem de cada aluno; a não exigir uso apenas de memorização, não exigir “respostas corretas” e sim proporcionar ao aluno achar a informação necessária, na hora certa, para tomar uma decisão e saber fazer perguntas certas...
Somente se desvencilhando de hábitos posturais e aliando a oportunidade do uso das tecnologias é que poderemos concretizar o sonho de transformar o cotidiano escolar num espaço criativo e dinâmico.
Cleusa, o comentário que está em nome da Maristela, é de Joselane Vicentini.
A ESCOLA DO FUTURO E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
A presença maciça e constante da tecnologia em nosso meio já é uma realidade e a escola, enquanto instituição de educação, não poderia ficar fora dessa realidade.
Partindo-se do princípio que as tecnologias servem para auxiliar-nos e facilitar o nosso dia-a-dia, espera-se que essa contribuição seja sentida no âmbito escolar, melhorando a qualidade do ensino e a conseqüente diminuição da reprovação.
No entanto, toda essa “evolução” tecnológica de nada adiantará se não houver por parte dos professores a busca pelo aperfeiçoamento e o “estar aberto” para o novo. De nada adiantará a mais avançada tecnologia nas escolas, se o professor ficar “dando desculpas” e colocando “ empecilhos” ao invés de procurar a melhor maneira de aproveitá-la.
Quanto ao questionamento se estamos preparados para ser o professor do futuro, acredito que muitos já caminharam, que buscam aprender e que conseguirão adaptar-se às mudanças. Porém, outros ainda estão muito aquém do desejado e para alguns falta-lhes um pouco mais de “vontade”, pois é muito mais cômodo permanecer no seu “porto seguro” do que estar arriscando-se por “outros mares”.
SILVIA APARECIDA DA SILVA DE SOUZA.
Pior do que não estarmos preparados é fazer de conta que já sabemos tudo
É certo que existem vários fatores que muitas vezes impedem o profissional da educação de estar em contato com as novas tecnologias como tempo, condições, saúde, etc. por outro lado constata-se também certa falta de vontade ou o que podemos chamar de “escapismos” daquilo que muitas vezes se desconhece. Esta reação é normal. Nós seres humanos temos algo que nos impede de fazer as coisas a que nós chamamos de medo. A informática para muitos dos professores é vista com reserva justamente pelo fato de que eles ainda não se deram a oportunidade de aprender e dominar as técnicas, e mais ainda, aproveitar tudo de bom que todas as tecnologias podem oferecer em termos de recursos, textos, vídeos e televisuais.
A escola assim como qualquer outra empresa tem aquilo que é mais instigante dentro de um espaço de trabalho, que são as cabeças pensantes, pessoas com vontade de ver a humanidade dirigir-se a um mundo melhor e consciente de que cabe fundamentalmente a si e ao seu trabalho abrir os caminhos da melhor maneira possível a todos aqueles que desejam aprender.
O texto A Escola do Futuro e o Uso das Novas Tecnologias Educacionais discorre sobre a influência dos meios tecnológicos no espaço escolar e traz um panorama de como será o espaço de aprendizado quando todos- professor, alunos e comunidade escolar- estiverem abertos aos novos desafios apresentados por uma educação que já podemos classificar de educação multimídia. Caracteriza “essa escola” como um lugar de encantamento e de fascínio para o educando que também necessita de motivação para aprender e ao mesmo tempo ensinar.
A humildade é outra coisa que deve fazer parte do dia-a-dia do professor. Por que não aprender com o Joãozinho ó que é pen drive, para que serve, como se usa. Afinal como estamos lidando com essas situações de ensino-aprendizagem – aprendizagem-ensino no nosso cotidiano, já que maior parte do tempo é na escola que passamos.
Sem dúvida é preciso que o professor esteja disposto a aprender as novas tecnologias, pois é ela que o auxiliará na hora de elaborar e aplicar novas metodologias. A necessidade de constante aprendizado não deve estar só no aluno, mas principalmente no professor que tem como principal atribuição apresentar à criança não só o que já está posto, mas sim as novas possibilidades de descobrir.
Na verdade para ser educador é preciso entender não só de metodologia e procedimentos didáticos, mas do que é e como se dá a aprendizagem em cada ser individualmente. Só assim o professor conseguirá usar de maneira adequada os recursos e atingir efetivamente seus objetivos. Tudo nos leva a crer que o professor ainda não está preparado para a escola do futuro, pois comete grandes equívocos quando o assunto é recursos tecnológicos.
Joana Koscianski dos Santos
A escola do futuro antes de ser remetida às novas tecnologias, precisa ter material humano preparado para tal.Há uma "natural resistência" por parte do professor por falta de formação,apropriação e domínio das tecnologias.Boa parte de nossos profissionais não têm bagagem para inovar as aulas com recursos atuais:vídeos,internet...
Mas a escola do futuro exigirá que todos nós corramos atrás das novas tecnologias,sob pena de haver uma inversão no processo ducacional:os alunos ensinando os professores.Até porque não fará sentido a velha prática para novas gerações.
Atividade I.
A escola do futuro e o uso da novas tecnologias educacionais
Idéias significativas:
1.Quem não se transformar perderá a razão de estar dentro de uma escola.
2.As tecnologias permitem um novo encontramento na escola.
3.A escola do futuro voltar-se-a para a tecnologia avançada.
4.Possibilita a continuidade educacional numa ação inovadora que que transforme o cotidiano escolar num espaço criativo e dinâmico por meios de projetos.
5.Faz-se necessário lembrar que a maioria das escolas, mesmo sem ter a sala informatizada dispões de um acervo tecnológico ao seu alcance, pouco ou equivocadamente utilizada.
Texto
Com o mundo globalizado, e com as novas tecnologias, avançando dia-a dia, o professor de precisa se atualizar, reciclar para poder estar dentro de uma escola.
Na sociedade, as tecnologias já estão fazendo parte do cotidiano ( escolar ) familiar, e no espaço escolar . as tecnologias ainda estão sendo pouco utilizadas, confrontando-se as duas idéias. Portanto torna-se mais encantado o ambiente em que a tecnologia for mais prazerosa.
A escola do futuro voltar-se-a para as tecnologias avançadas, com isso os alunos estarão mais inseridos, na realidade.
Através das tecnologias avançadas , o professor poderá trabalhar com projetos, interando-se com o corpo discente, docente e a própria comunidade, transformando, ligando, o cotidiano escolar, sendo estes projetos, criativos e dinâmicos, para um melhoramento, da transformação sustentável da cidadania.
Praticamente a maioria das escolas não possui a tecnologia da informática porém, tendo outros subsídios tecnológicos, poucos professores, ou nenhum as utilizam.
Estamos preparados para sermos o professor do futuro na perspectiva do texto ?
R: Não, pois o sistema de educação, impõe as tecnologias em algumas escolas, porém a falta de espaço físico, profissionais qualificados, números de alunos por computadores, apoio técnico, não dispondo de verba para manutenção dos equipamentos, professor com carga cheia, devido ao baixo salário, não disponibilizando de tempo para trabalhar e preparar suas aulas com sucesso, como gostaria, além disso, não preparam os professores para utilizar as tecnologias existentes no espaço escolar.
Autores: Ediraldo José Maccarini e Márcia de Abreu.
Atividade II.
A relação principal entre a história abordada e a evolução da tecnologia, principalmente na informática, é que se devido a necessidade do homem , ele por si só tem que avançar, persistir nos seus sonhos. Levando em conta sua curiosidade, seus desafios com o objetivo de evoluir, e com isso facilitando a vida do cotidiano do ser humano. Assim afetando ou não nossa vida, porém o ser humano deve ter a consciência da utilização dessa tecnologia a seu favor ou de uma coletividade.
A informática modificou a nossa vida a partir de que observei a importância na minha comunicação com os colegas, com isso tive que providenciar todo o equipamento necessário para que eu aos poucos fosse me interando e com isso me aperfeiçoando, devido a minha curiosidade, e necessidade profissional e pessoal. Procurando cada dia me aperfeiçoar mais, enriquecendo assim os meus subsídios para que através desses novos conhecimentos possa enriquecer as atividades. Enfim é uma ferramenta que podemos usar para modificar nossas atitudes de ensinar e de nossos alunos obterem um novo conhecimento.
A internet já faz parte de nosso dia-a- dia , com isso sentimos a necessidade de acessa-la diariamente, com o objetivo e motivo de mantermos contatos diariamente com colegas e familiares em tempo real ou não para trocas de idéias sobre os mais variados assuntos. Além de nos propiciar para atividades e assuntos para enriquecer o meu conhecimento que será repassado adiante através de minhas aulas, podendo assim tornar o meu aluno mais criativo e crítico dentro de uma realidade mais verdadeira.
Autores:
Ediraldo José Maccarini e Márcia de Abreu.
A Escola do futuro
Atualmente vivemos em uma sociedade que vem se preparando para o futuro, o que falta são investimos e comprometimento com a educação , principalmente nos profissionais na instituição ‘’escola’’, pois estão frente a grandes mudanças tecnológicas, entretanto ainda se encontram despreparados para fazer uso dos mais variados materiais que servem de suporte pedagógico e se nós profissionais da educação nos dedicarmos mais e investimos no que nos é proposto e oferecido a tão sonhada mudança acontecerá mais é claro depende exclusivamente e do interesse e da dedicação de todos, profissionais que direta e indiretamente estão envolvidos numa ‘’educação’’ com qualidade compromisso e evolução .
Malware
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal das tecnologias de informação
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.
Vírus de computador
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
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Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Um vír[editar] Referências
↑ http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=357&id_coluna=2
↑ http://www.ibm.com/news/br/pt/2006/01/23-01-2006.html
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/VÃrus_de_computador"
Categorias: Vírus de computador | Crime informático
Categorias ocultas: !Páginas a reciclar desde Fevereiro de 2008 | !Artigos em tradução desde Março de 2008
us de computador nada mais é que um programa ou instrução de máquina que visa prejudicar o próprio usuário ou a terceiros.Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadivertidamente.
Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.
[editar] Minhocas, worm ou vermes
Ver artigo principal: Worm
Com o interesse de fazer um vírus se espalhar da forma mais abrangente possível, seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.
Trojans ou cavalos de Tróia
Ver artigo principal: Trojan
Certos vírus trazem em seu bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou cavalos de Tróia.
Inicialmente, os cavalos de Tróia permitiam que o micro infectado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do usuário. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Atualmente os cavalos de Tróia agora procuram roubar dados confidenciais do usuário, como senhas bancárias.
Os vírus eram no passado, os maiores responsáveis pela instalação dos cavalos de Tróia, como parte de sua ação, pois eles não têm a capacidade de se replicar. Atualmente, os cavalos de Tróia não mais chegam exclusivamente transportados por vírus, agora são instalados quando o usuário baixa um arquivo da Internet e o executa. Prática eficaz devido a enorme quantidade de e-mails fraudulentos que chegam nas caixas postais dos usuários. Tais e-mails contém um endereço na Web para a vítima baixar o cavalo de Tróia, ao invés do arquivo que a mensagem diz ser. Esta prática se denomina phishing,expressão derivada do verbo to fish, "pescar" em inglês. Atualmente, a maioria dos cavalos de Tróia visam sites bancários, "pescando" a senha digitada pelos usuários dos micros infectados. Há também cavalos de Tróia que ao serem baixados da internet "guardados" em falsos programas ou em anexos de e-mail, encriptografam os dados e os comprimem no formato ZIP. Um arquivo .txt dá as "regras do jogo": os dados foram "seqüestrados" e só serão "libertados" mediante pagamento em dinheiro para uma determinada conta bancária, quando será fornecido o código restaurador. Também os cavalos de tróia podem ser usados para levar o usuário para sites falsos, onde sem seu conhecimento, serão baixados trojans para fins criminosos, como aconteceu com os links do google, pois uma falha de segurança poderia levar um usuário para uma página falsa. Por este motivo o serviço esteve fora do ar por algumas horas para corrigir esse bug, pois caso contrário as pessoas que não distinguissem o site original do falsificado seriam afetadas.
[editar] Hijackers
Atividade I.
A escola do futuro e o uso da novas tecnologias educacionais
Idéias significativas:
1.Quem não se transformar perderá a razão de estar dentro de uma escola.
2.As tecnologias permitem um novo encontramento na escola.
3.A escola do futuro voltar-se-a para a tecnologia avançada.
4.Possibilita a continuidade educacional numa ação inovadora que que transforme o cotidiano escolar num espaço criativo e dinâmico por meios de projetos.
5.Faz-se necessário lembrar que a maioria das escolas, mesmo sem ter a sala informatizada dispões de um acervo tecnológico ao seu alcance, pouco ou equivocadamente utilizada.
Texto
Com o mundo globalizado, e com as novas tecnologias, avançando dia-a dia, o professor de precisa se atualizar, reciclar para poder estar dentro de uma escola.
Na sociedade, as tecnologias já estão fazendo parte do cotidiano ( escolar ) familiar, e no espaço escolar . as tecnologias ainda estão sendo pouco utilizadas, confrontando-se as duas idéias. Portanto torna-se mais encantado o ambiente em que a tecnologia for mais prazerosa.
A escola do futuro voltar-se-a para as tecnologias avançadas, com isso os alunos estarão mais inseridos, na realidade.
Através das tecnologias avançadas , o professor poderá trabalhar com projetos, interando-se com o corpo discente, docente e a própria comunidade, transformando, ligando, o cotidiano escolar, sendo estes projetos, criativos e dinâmicos, para um melhoramento, da transformação sustentável da cidadania.
Praticamente a maioria das escolas não possui a tecnologia da informática porém, tendo outros subsídios tecnológicos, poucos professores, ou nenhum as utilizam.
Estamos preparados para sermos o professor do futuro na perspectiva do texto ?
R: Não, pois o sistema de educação, impõe as tecnologias em algumas escolas, porém a falta de espaço físico, profissionais qualificados, números de alunos por computadores, apoio técnico, não dispondo de verba para manutenção dos equipamentos, professor com carga cheia, devido ao baixo salário, não disponibilizando de tempo para trabalhar e preparar suas aulas com sucesso, como gostaria, além disso, não preparam os professores para utilizar as tecnologias existentes no espaço escolar.
Autores: Ediraldo José Maccarini e Márcia de Abreu.
Atividade I.
A escola do futuro e o uso da novas tecnologias educacionais
Idéias significativas:
1.Quem não se transformar perderá a razão de estar dentro de uma escola.
2.As tecnologias permitem um novo encontramento na escola.
3.A escola do futuro voltar-se-a para a tecnologia avançada.
4.Possibilita a continuidade educacional numa ação inovadora que que transforme o cotidiano escolar num espaço criativo e dinâmico por meios de projetos.
5.Faz-se necessário lembrar que a maioria das escolas, mesmo sem ter a sala informatizada dispões de um acervo tecnológico ao seu alcance, pouco ou equivocadamente utilizada.
Texto
Com o mundo globalizado, e com as novas tecnologias, avançando dia-a dia, o professor de precisa se atualizar, reciclar para poder estar dentro de uma escola.
Na sociedade, as tecnologias já estão fazendo parte do cotidiano ( escolar ) familiar, e no espaço escolar . as tecnologias ainda estão sendo pouco utilizadas, confrontando-se as duas idéias. Portanto torna-se mais encantado o ambiente em que a tecnologia for mais prazerosa.
A escola do futuro voltar-se-a para as tecnologias avançadas, com isso os alunos estarão mais inseridos, na realidade.
Através das tecnologias avançadas , o professor poderá trabalhar com projetos, interando-se com o corpo discente, docente e a própria comunidade, transformando, ligando, o cotidiano escolar, sendo estes projetos, criativos e dinâmicos, para um melhoramento, da transformação sustentável da cidadania.
Praticamente a maioria das escolas não possui a tecnologia da informática porém, tendo outros subsídios tecnológicos, poucos professores, ou nenhum as utilizam.
Estamos preparados para sermos o professor do futuro na perspectiva do texto ?
R: Não, pois o sistema de educação, impõe as tecnologias em algumas escolas, porém a falta de espaço físico, profissionais qualificados, números de alunos por computadores, apoio técnico, não dispondo de verba para manutenção dos equipamentos, professor com carga cheia, devido ao baixo salário, não disponibilizando de tempo para trabalhar e preparar suas aulas com sucesso, como gostaria, além disso, não preparam os professores para utilizar as tecnologias existentes no espaço escolar.
Autores: Ediraldo José Maccarini e Márcia de Abreu.
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