quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Atividade 3 - Direitos Autorais e Vírus



1. Pesquise, na Internet, sobre “Direitos Autorais” e elabore um texto síntese. Traga digitado para o próximo encontro e poste em sua pasta “Textos”. 2. Envie o texto produzido para o e-mail de seu Formador:
ATENÇÃO! Você deve ter cuidado quando usar um texto de um autor, colocando a fonte e cuide com a confiabilidade do site de pesquisa.
OBS: Veja o site sobre direitos autorais: Lei 9.610/98
http://www.mct.gov.br/legis/Leis/9610_98.htm.

SEGURANÇA NA INTERNET

A Internet funciona como um oceano contendo as informações na rede mundial de computadores (Word Wide Web).
Essa rede oferece inúmeros serviços, bilhões de páginas publicadas a nosso serviço, são websites.
É útil em pesquisas, utilizando programa de navegação.
Porém, contém muitas armadilhas e, portanto, devemos cuidar com a segurança, com os vírus de computador.
Existem 04 (quatro) categorias de risco: Vírus, Worms, Trojan, Malwares.
1.Pesquise sobre cada uma das categorias.
2.Traga digitado para a o próximo encontro e poste na sua pasta “Textos”.

18 comentários:

Anônimo disse...

Direitos Autorais

Ao pesquisar sobre o tema proposto no título, me deparo com um assunto por mim já pesquisado, inclusive constando em meus documentos no computador as normas para publicação, registro de obras, visando os direitos autorias.
Retirei o parágrafo que segue de um site e creio que o exposto resume bem a situação:

“O direito de autor tem por objetivo garantir ao autor uma participação financeira e uma moral em troca da utilização da obra que criou. Isso, quando ele não autoriza o uso gratuitamente. Na prática, o que se protege são as obras e não os autores. É desta forma que eles, os autores, se tornam beneficiários dessa proteção.”1

Na internet é muito comum encontramos sites que burlam as leis de direitos autorais ao disponibilizarem na rede obras para download. Muitas dessa obras são raras, diga-se de passagem, e outras de difícil acesso. Muitos tratam esse tema como uma forma de oferecer o conhecimento a quem não pode ter acesso. Geralmente são sites e blogs de ideologia punk e anarquista. Mas podermos nos perguntar, quem nunca fez um download? De um livro, pensemos: quem baixaria um livro da internet? Viciados em leitura? Um vestibulando?
Ora, sabemos, por exemplo, da existência do site dominiopublico.com, do próprio governo federal e oferece milhares de exemplares disponíveis para “down” na hora em que bem entendermos e acharmos certo baixar.
Eu tenho centenas de livros e revistas baixados da internet, mas não gosto de ler na tela do computador. Um e-book nem é tão atrativo assim, o bom mesmo é abrir o livro, folhear, ler , aprender.
Costumo citar sempre a fonte de onde retiro minhas informações, seja de um livro, música, filme ou mesmo de algum fórum do orkut.

Silvia disse...

DIREITO AUTORAL

Direito Autoral é um conjunto de vantagens conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra literária, artística ou científica , para que ela possa gozar dos benefícios morais e intelectuais resultantes da exploração de suas criações.
O Direito Autoral está regulamentado por lei e visa proteger o criador de uma obra da utilização indevida da mesma.
A Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, garante ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou e a exclusividade de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica. A utilização da obra para qualquer fim depende da autorização prévia do autor.
Dentre os direitos morais do autor estão o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra; o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra;o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações ou à prática de atos que, de qualquer forma, possam prejudicá-la ou atingi-lo, como autor, em sua reputação ou honra.
Em caso de morte do autor, seus sucessores recebem os direitos a ele conferidos.
Já quanto aos direitos patrimoniais cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica e depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades.
No entanto, a lei também assegura que não será ofensa aos direitos autorais a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos; em diários ou periódicos, de discursos pronunciados em reuniões públicas de qualquer natureza; a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro; a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; dentre outros.
A criação específica da lei dos direitos autorais veio principalmente para proteger os autores contra a chamada “pirataria”. A pirataria acontece quando obras são reproduzidas e comercializadas sem autorização dos autores, causando inúmeros prejuízos, além de terem a qualidade inferior.
A pirataria é crime e a lei prevê punições para os envolvidos.

Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/copyrihts
http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/9610.htm
http://www.seminariodireitoautoral.com.br/
http:///www.abdr.org.br/cartilha.pdf

SILVIA APARECIDA DA SILVA DE SOUZA

Anônimo disse...

O que são Vírus, Worms e Trojans?
Passeando pela internet resolvi pesquisar algo sobre esses malefícios da vida moderna. Isso nos leva a pensar o porquê algum idiota perderia o seu tempo e sua inteligência criando um “malicious software” para detonar os pc’s alheios.
Os “malicious softwares” são comumente conhecidos pelo nome malwares, os programas “marvados”, maliciosos, os ‘sem vergonha’ que detonam com nossos sistemas.
Infelizmente algumas pessoas acreditam que saber de informática, ser o bom, o hacker significa saber invadir a seara alheia. Enquanto algumas pessoas ensaiam seus primeiros passos no mundo virtual, também se expõe ao risco de se infectarem pela vontade alheia de acabar com a alegria dos incautos transeuntes virtuais...
Segue abaixo algumas definições dos mais conhecidos tipos de malwares retirados do Terra informática:

Vírus - são programas de informática capazes de multiplicar-se mediante a infecção de outros programas maiores. Tentam permanecer ocultos no sistema até o momento da ação e podem introduzir-se nas máquinas de diversas formas, produzindo desde efeitos simplesmente importunos até altamente destrutivos e irreparáveis.
Worms - similares aos vírus, com a diferença de que conseguem realizar cópias de si mesmos ou de algumas de suas partes (e alguns apenas fazem isso). Os worms não necessitam infectar outros arquivos para se multiplicar e normalmente se espalham usando recursos da rede (o e-mail é o seu principal canal de distribuição atualmente).
Trojans ou cavalos de Tróia - são programas que podem chegar por qualquer meio ao computador, no qual, após introduzidos, realizam determinadas ações com o objetivo de controlar o sistema. Trojans puros não têm capacidade de se auto-reproduzir ou infectar outros programas. O nome cavalo de Tróia deriva do famoso episódio de soldados gregos escondidos em um cavalo de madeira dado como presente aos troianos durante a guerra entre os dois povos.
Além desses, hoje em dia nos deparamos com outros agentes que tentam se infiltrar em nossos computadores domésticos, como os rootkits, o qual pretendo falar numa outra ocasião.
Valeu pessoal e se cuidem!
Vale a pena pesquisar um pouco mais, mesmo no orkut, onde encontramos dicas essenciais em comunidade de antivírus e segurança, e dicas de informática.

Silvia disse...

SEGURANÇA NA INTERNET

Navegar na internet tem se tornado a cada dia que passa uma necessidade para o ser humano. A internet pode auxiliar-nos, facilitando nosso dia-a-dia. Desde uma pesquisa escolar, sem precisar para isso sair de casa a uma receita culinária ou esclarecimentos sobre plantas e doenças para as donas de casas a navegação ganha novos adeptos todos os dias. Podemos consultar nosso saldo bancário ou fazer transferências sem precisar enfrentar o trânsito tumultuado do centro da cidade. Comprar, vender, negociar, operar, sim, tudo isso é possível via internet.
No entanto, tanto comodidade, pode muitas vezes, trazer muita “dor de cabeça”, pois da mesma forma que a internet veio para auxiliar-nos, nas mãos de pessoas inescuprulosas, ela pode tornar-se uma ferramenta utilizada para benefício de si mesmo em prejuízo de outrem.
Exemplos disso são os inúmeros tipos de vírus criados para atacar o computador das pessoas, podendo causar desde simples estragos a movimentar contas bancárias sem autorização dos donos.
Por isso, é necessário estar atento, evitando possíveis armadilhas. Conheça algumas categorias de risco para o seu computador:

Vírus: Os vírus são temidos pelos usuários em todo o mundo. Eles são programas altamente sofisticados, desenvolvidos em linguagens específicas de programação para infectar e alterar sistemas. Geralmente, eles possuem tamanho pequeno, são projetados por programadores extremamente hábeis (os assim chamados hackers) e visam afetar de maneira adversa o computador. Causam estragos tais como apagar arquivos e executar operações sem o comando do usuário. Muitos deles são transmitidos por e-mail, em mensagem enviadas em anexo.

Worms:é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. Entretanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, já o Worm é um programa completo e não precisa de outro programa para se propagar.
Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, tais como :deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email. O worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução.
Trojan: Um Trojan Horse ou "Cavalo de Tróia", é um programa que age como um cavalo de Tróia. Este entra no computador e abre uma porta para que o “Hacker" possa aceder ao computador pirateado. Este programa cria uma página igual a de programas legítimos para “roubar” informações como a de serviços bancários, por exemplo.
Malweres: é um termo geral normalmente usado para se referir a qualquer software desenvolvido para causar danos em computadores, servidores ou redes de computador, independentemente de ser vírus, spyware, etc. Portanto qualquer software, por exemplo um trojan, ou mesmo um worm, etc são denominados de "malware", o que informa que esses são software que causam MAL a um equipamento, software ou arquivo de dados de um usuário.
Eles podem seqüestrar o browser, redirecionar as consultas de buscas, incluir pop-ups, etc. Podem causar sérios problemas tornando o computador instável e as comunicações inseguras.

Pode-se perceber que é preciso estar atento e buscando informações para evitar cair em possíveis “armadilhas” que podem custar caro demais ou dar uma tremenda “dor de cabeça.

Disponível em:

http://www.comunicacao.pro.br
http://www.wikipedia.org/wiki/wor
http://www.webmaster2008net/concurso
http://www.dicaszombie.multiply.com/

Silvia Aparecida da Silva de Souza

Unknown disse...

Diante da atual realidade do mundo globalizado a internet coloca todos perante um mundo de informações.
Informações estas que contribuem e facilitam a vida de todos, pois com um simples “clic” sanamos dúvidas e nos interamos de vários assuntos, que demoraríamos horas para obtermos em livros, sem contar a agilidade com que ficamos por dentro da atualidade.
Toda essa praticidade traz algumas preocupações como por exemplo: a questão dos direitos autorais, que são violados por indivíduos que retiram as informações e se manifestam como proprietários e criadores de determinado produto.
De acordo com as informações retiradas: Wikipédia, a enciclopédia livre.
“Direito autoral ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas). Neste rol encontram-se dispostos direitos de diferentes natureza. A doutrina jurídica clássica coube por dividir estes direitos entre os chamados "direitos morais de autor" (direitos da personalidade) e aqueles de cunho patrimonial.”
Desta forma devemos respeitar e valorizar as produções alheias, e não devemos nos lançar neste mundo virtual capturando as informações e repassando-as sem nos preocuparmos com o direitos autorais, ao contrário devemos nos valer deste benefícios com responsabilidade sabendo valorizar a produção alheia.

Joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana disse...

Agora é lei; Plágio é crime

A lei 9.610 de 19.12.1998 sancionada pelo então presidente da República o professor Fernando Henrique Cardoso, dispõe sobre os direitos de autoria e criação. A lei traz em seus artigos e incisos algumas definições e punições para aqueles que vierem a fazer uso indevido de obras criadas por outros sem a devida citação ou referência ao verdadeiro autor. Esta lei enfatiza os direitos morais e patrimoniais daquele que se dispõe a criar qualquer tipo de obra intelectual ou artística considerando crime a reprodução e edição sem a devida autorização do autor, ao que chamamos em contexto acadêmico de plágio.
A partir do título VII, Capítulo II, artigo 102 são especificadas as sanções penais para quem cometer tal ato. A primeira punição é o ressarcimento do valor ao autor das cópias e exemplares comercializados e se for desconhecido o número destes ao fraudador caberá a o pagamento do valor de três mil cópias.
As pessoas que colaborarem para este tipo de crime, não importando o motivo, serão consideradas cúmplices e respondem solidariamente com o fraudador.

Joana Koscianski dos Santos

Joana disse...

A ameaça dos vírus deixa muitos preocupados quando se trata de acessar a internet

Essas coisinhas que às vezes não sabemos o que são, muitas vezes deixam-nos de cabelos em pé. O medo de perder tudo o que já se criou no computador ou até mesmo ter a privacidade invadida por informações captadas deixa muita gente desconfiada a ponto de não utilizar o computador e principalmente a internet para certas tarefas. Os vírus que são um dos maiores problemas para nós usuários de computadores e da internet se proliferam a cada dia. Esses mini-programas que são criados para atrapalhar, alteram a programação do PC, deletam dados que são ás vezes extremamente importantes para nós e principalmente captam dados e informações pessoais que muitas vezes são sigilosas aí onde mora o maior perigo.
Há alguns anos os vírus só eram transmitidos de PC para PC por meio de dispositivos removíveis como o cd ou o disquetes que se infectavam já hoje a “infeccção” acontece numa velocidade extrema quando dum click em um site mal intencionado ou um E-mail enviado que geralmente não se conhece o emissor.
São inúmeros os vírus existentes, mas cabe citar aqueles mais conhecidos e comentados que são Trojans em português Cavalo-de-tróia que é um tipo de praga digital que, basicamente, permite acesso remoto ao computador após a infecção. Os cavalos-de-tróia podem ter outras funcionalidades, como captura de dados do usuário e execução de instruções presentes em scripts. Entre tais instruções, pode haver ordens para apagar arquivos, destruir aplicativos, entre outros. Quando um vírus desse permite acesso ao computador, o que ocorre é que a praga passa a utilizar portas TCP e de alguma maneira informa a seu criador a "disponibilidade" daquele computador. Ainda, a praga pode se conectar a servidores e executar instruções que estejam disponíveis no momento do acesso.
Há ainda um chamado Worm que em português quer dizer vermes. Estes podem ser interpretados como um tipo de vírus mais inteligente que os outros. A principal diferença está na forma de propagação: os worms podem se propagar rapidamente para outros computadores, seja pela Internet, seja por meio de uma rede local. Geralmente, a contaminação ocorre de maneira discreta e o usuário só nota o problema quando o computador apresenta alguma anormalidade. O que faz destes vírus inteligentesé a gama de possibilidades de propagação. O worm pode capturar endereços de e-mail em arquivos do usuário, usar serviços de SMTP (sistema de envio de e-mails) próprios ou qualquer outro meio que permita a contaminação de computadores (normalmente milhares) em pouco tempo. (http://www.infowester.com/virus.php). Além desses há ainda mais alguns tipos conhecidos que Apesar de não serem necessariamente vírus, têm nomes que também representam perigo: Os Spywares que são programas que ficam "espionando" as atividades dos internautas ou capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador. Podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de conteúdo duvidoso; Os keyloggers são pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vírus, spywares ou softwares suspeitos, destinados a capturar tudo o que é digitado no teclado. O objetivo principal, nestes casos, é capturar senhas e os Hijackers são programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).
Os spywares e os keyloggers podem ser identificados por programas anti-spywares. Porém, algumas destas pragas são tão perigosas que alguns antivírus podem ser preparados para identificá-las, como se fossem vírus. No caso de hijackers, muitas vezes é necessário usar uma ferramenta desenvolvida especialmente para combater aquela praga. Isso porque os hijackers podem se infiltrar no sistema operacional de uma forma que nem antivírus nem anti-spywares conseguem "pegar".
Disponível em: http://www.infowester.com/virus.php)

Joana Koscianski dos Santos

mari disse...

ATIVIDADE À DISTÂNCIA – Unidade III
DIREITOS AUTORAIS
“Direito Autoral é o direito do autor, do criador, do pesquisador, do artista, de controlar o uso que se faz de sua obra. Consolidado na Lei nº 9.610, garante ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou”.

Controlar o uso de obras artísticas, literárias ou científicas, tais como textos, livros, pinturas, esculturas, músicas, ilustrações, projetos de arquitetura, gravuras, fotografias, softwers,etc. é muito difícil. Talvez pelo custo final para os consumidores. O preço de um livro para um estudante torna-se muito alto e isso o leva a xerocar o que lhe interessa sem a permissão do autor. Ou seria por falta de informação? Apropriar-se sem licença é crime. Porém, o mundo todo tem problemas com os direitos autorais. Existe até uma expressão bem comum: “Nada se cria, tudo se copia”. Mas, e a lei, não consegue garantir esses direitos? Seria pertinente que se começasse nas escolas uma conscientização sobre os Direitos Autorais. E que os próprios professores começassem a exigir os trabalhos feitos pelos alunos com referências e bibliografias. Ter uma obra copiada mesmo que parcialmente é o mesmo que ter um bem material roubado na nossa casa. Com a chegada da Internet parece que o desrespeito aumentou por causa da facilidade e abundância de obras. A maioria copia e cola o que lhe é de interesse sem citar a fonte. Como será em outros países? Seria o nosso caso uma questão cultural?

CATEGORIAS DE RISCO:
1-VÍRUS:
Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadivertidamente.
Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.
Possíveis danos
• Perda de desempenho do micro;
• Exclusão de arquivos;
• Alteração de dados;
• Acesso a informações confidenciais por pessoas não autorizadas;
• Perda de desempenho da rede (local e Internet);
• Monitoramento de utilização (espiões);
• Desconfiguração do Sistema Operacional;
• Inutilização de determinados programas.
Para manter o micro protegido, alguns passos devem ser sempre seguidos:
• Mantenha seu Sistema Operacional sempre atualizado, no caso do Windows XP, assegure-se que tenha instalado no mínimo o Service Pack 2 (já está disponível o Service Pack 3), e no caso do Windows Vista, o Service Pack 1;
• Tenha um antivírus, e o mantenha sempre atualizado;
• Atualize os principais programas de acesso a Internet (navegadores, clientes de e-mails, mensageiros instantâneos);
• No caso do Windows, nunca abra arquivos anexos em e-mails com extensões .exe, .bat, .scr, .com, .pif, etc, sem antes certificar-se de sua idoneidade.
• Quando for baixar arquivos anexos a e-mail, observe o nome do mesmo, e se a sua extensão estiver duplicada, é grande as chances do arquivo estar infectado (ex: curriculum.doc.doc), ou mesmo dupla extensão diferente (ex:boleto.pdf.exe).
2-Trojans ou cavalos de Tróia
Certos vírus trazem em seu bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou cavalos de Tróia.Inicialmente, os cavalos de Tróia permitiam que o micro infectado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do usuário. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Atualmente os cavalos de Tróia agora procuram roubar dados confidenciais do usuário, como senhas bancárias.Os vírus eram no passado, os maiores responsáveis pela instalação dos cavalos de Tróia, como parte de sua ação, pois eles não têm a capacidade de se replicar. Atualmente, os cavalos de Tróia não mais chegam exclusivamente transportados por vírus, agora são instalados quando o usuário baixa um arquivo da Internet e o executa. Prática eficaz devido a enorme quantidade de e-mails fraudulentos que chegam nas caixas postais dos usuários. Tais e-mails contém um endereço na Web para a vítima baixar o cavalo de Tróia, ao invés do arquivo que a mensagem diz ser. Esta prática se denomina phishing,expressão derivada do verbo to fish, "pescar" em inglês. Atualmente, a maioria dos cavalos de Tróia visam sites bancários, "pescando" a senha digitada pelos usuários dos micros infectados. Há também cavalos de Tróia que ao serem baixados da internet "guardados" em falsos programas ou em anexos de e-mail, encriptografam os dados e os comprimem no formato ZIP. Um arquivo .txt dá as "regras do jogo": os dados foram "seqüestrados" e só serão "libertados" mediante pagamento em dinheiro para uma determinada conta bancária, quando será fornecido o código restaurador. Também os cavalos de tróia podem ser usados para levar o usuário para sites falsos, onde sem seu conhecimento, serão baixados trojans para fins criminosos, como aconteceu com os links do google, pois uma falha de segurança poderia levar um usuário para uma página falsa. Por este motivo o serviço esteve fora do ar por algumas horas para corrigir esse bug, pois caso contrário as pessoas que não distinguissem o site original do falsificado seriam afetadas.
3-Minhocas, worm ou vermes
Com o interesse de fazer um vírus se espalhar da forma mais abrangente possível, seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.

4-Malware
O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.

Delon disse...

Texto: Direitos Autorais


Violações dos direitos autorais serão comunicados aos interessados e às autoridades, para punição dos responsáveis, nos termos da Lei n° 9.610/1998. Esta Lei prevê a proteção do meio eletrônico de transmissão de informações, de que a internet é o exemplo mais comum, sendo assim, é de conhecimento de todos que a internet não tem um proprietário, por isso, uma de suas características principais é a “liberdade ilimitada” fornecida aos seus internautas, o respeito a essa Lei se constitui fundamental para o uso da internet.
Os autores dos textos são responsáveis pela obediência à legislação autoral. Direito autoral ou direito do autor é uma denominação em referencia á produção de obras literárias, artísticas ou cientificas e tem como objetivo fundamental a proteção da obra em si, é o poder total do autor sobre sua criação, ou seja, somente o criador de determinado texto, por exemplo, poderá modificá-lo. Caso outra pessoa tente se beneficiar dele, alterá-lo sem permissão ou sem dizer o autor do mesmo, estará cometendo um crime.
Citações de Trabalhos de outros autores devem ser sempre acompanhadas da referencia, em bibliografia e/ou nota de rodapé, usando aspas quando houver transcrição literal.
Os leitores de sites são estimulados a denunciar eventuais plágios. É nosso dever investigar qualquer suspeita de usurpação de direitos autorais, de qualquer espécie.

Trabalho Produzido por: Madelon e Simone

Simone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone disse...

Vírus
Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadivertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.
Possíveis danos
• Perda de desempenho do micro;
• Exclusão de arquivos;
• Alteração de dados;
• Acesso a informações confidenciais por pessoas não autorizadas;
• Perda de desempenho da rede (local e Internet);
• Monitoramento de utilização (espiões);
• Desconfiguração do Sistema Operacional;
• Inutilização de determinados programas.
Tipos de Vírus de Computador
O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.
 Minhocas, worm ou vermes
Com o interesse de fazer um vírus se espalhar da forma mais abrangente possível, seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.
 Trojans ou cavalos de Tróia
Certos vírus trazem em seu bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou cavalos de Tróia. Inicialmente, os cavalos de Tróia permitiam que o micro infectado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do usuário. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Atualmente os cavalos de Tróia agora procuram roubar dados confidenciais do usuário, como senhas bancárias.
Fonte: Internet Explorer
Trabalho produzido por: Madelon e Simone

maria cleusa sergio disse...

”Direitos Autorais”

Portanto Direitos Autorais, denomina-se “direitos morais do autor “,
(direitos de personalidade) e aqueles de cunho patrimonial .Existem os direitos de reprodução , do outro, um direito de autor, neste, o foco está na pessoa o direito ( o autor) naquele no objeto do direito (a obra ) e na perrogativa patrimonial de se poder copiar. No exercício do direito de reproduzir, o titular dos direitos autorais poderá colocar á disposição do público , a obra, na forma, local e pelo tempo que desejar, a titulo oneroso ou gratuito.
Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar,fluir e dispor da obra literária, artística ou cientifica, dependendo de autorização prévia e expressa do mesmo, para que a obra seja utilizada, por quaisquer modalidade , dentre elas a reprodução parcial ou integral.
Segundo normas e recomendações internacionais aceitas pela maioria dos países, regra geral mas não única, a obra literária entra em domínio público setenta anos após o falecimento do autor.
No Brasil, atualmente essa matéria é regulada pela Lei número 9.610<1>, de 19 de fevereiro de 1998.A lei brasileira abriga, sob a denominação direitos autorais, os direitos de autor propriamente ditos conexos.No caso do Brasil, os sucessores perdem os direitos autorais adquiridos com a morte do autor da obra perdem os direitos autorais adquiridos com a morte desse, tal como indica o artigo 41 da Lei número .9.610,<2>, de 19 de fevereiro de 1998.


Referências
http://www planalto.gov.Br/ccivil-3/Leis/L9610.htm
2.

Joselane disse...

3ª ATIVIDADE À DISTÂNCIA – Unidade III

“Direitos Autorais”

Direito Autoral é a denominação utilizada para garantir aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas) o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra. Que poderão ser chamados de “direitos morais do autor” (direitos da personalidade) e aqueles de cunho patrimonial.
No Brasil a lei 9.610/98, altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais.
Segundo o artigo 41 desta lei, os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1º de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento.
Sabe-se que Reprodução é a cópia em um ou mais exemplares de uma obra literária, artística ou científica. Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra, total ou parcial. E cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução, constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.

Referências:
www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9610 htm
pt.wikipedia.org/wiki/direitos_de_autor


SEGURANÇA NA INTERNET

Existem 4 categorias de riscos: Vírus, Worms, Trojan, Malwares.

Vírus na internet, são programas que entram nos computadores ou seja alguém maldosamente envia para apagar arquivos importantes, e qualquer coisa que esteja em nossos computadores. O Worm é uma subclasse de vírus que se copia sozinho, ou seja ele se espalha sozinho de um computador para outro e assim todos os seus endereços eletrônicos podem ser afetados por ele ao mesmo tempo e também outra pessoa pode assumir o controle de seu computador a distância. O Trojan também causa danos aos computadores, mas é um pouco diferente do worm, quando se recebe um email de uma pessoa de confiança se abre diretamente o arquivo e aí é que está o perigo. O trojan tem a função de desativar determinados programas anti-vírus. Malwares é um agente contaminante de computadores, é ele que transmite os vírus sem ser reconhecido pelos usuários.
Lane

blog lis disse...

ATIVIDADE À DISTÂNCIA – Unidade III
DIREITOS AUTORAIS
“Direito Autoral é o direito do autor, do criador, do pesquisador, do artista, de controlar o uso que se faz de sua obra. Consolidado na Lei nº 9.610, garante ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou”.

Controlar o uso de obras artísticas, literárias ou científicas, tais como textos, livros, pinturas, esculturas, músicas, ilustrações, projetos de arquitetura, gravuras, fotografias, softwers,etc. é muito difícil. Talvez pelo custo final para os consumidores. O preço de um livro para um estudante torna-se muito alto e isso o leva a xerocar o que lhe interessa sem a permissão do autor. Ou seria por falta de informação? Apropriar-se sem licença é crime. Porém, o mundo todo tem problemas com os direitos autorais. Existe até uma expressão bem comum: “Nada se cria, tudo se copia”. Mas, e a lei, não consegue garantir esses direitos? Seria pertinente que se começasse nas escolas uma conscientização sobre os Direitos Autorais. E que os próprios professores começassem a exigir os trabalhos feitos pelos alunos com referências e bibliografias. Ter uma obra copiada mesmo que parcialmente é o mesmo que ter um bem material roubado na nossa casa. Com a chegada da Internet parece que o desrespeito aumentou por causa da facilidade e abundância de obras. A maioria copia e cola o que lhe é de interesse sem citar a fonte. Como será em outros países? Seria o nosso caso uma questão cultural?

CATEGORIAS DE RISCO:
1-VÍRUS:
Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadivertidamente.
Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.
Possíveis danos
• Perda de desempenho do micro;
• Exclusão de arquivos;
• Alteração de dados;
• Acesso a informações confidenciais por pessoas não autorizadas;
• Perda de desempenho da rede (local e Internet);
• Monitoramento de utilização (espiões);
• Desconfiguração do Sistema Operacional;
• Inutilização de determinados programas.
Para manter o micro protegido, alguns passos devem ser sempre seguidos:
• Mantenha seu Sistema Operacional sempre atualizado, no caso do Windows XP, assegure-se que tenha instalado no mínimo o Service Pack 2 (já está disponível o Service Pack 3), e no caso do Windows Vista, o Service Pack 1;
• Tenha um antivírus, e o mantenha sempre atualizado;
• Atualize os principais programas de acesso a Internet (navegadores, clientes de e-mails, mensageiros instantâneos);
• No caso do Windows, nunca abra arquivos anexos em e-mails com extensões .exe, .bat, .scr, .com, .pif, etc, sem antes certificar-se de sua idoneidade.
• Quando for baixar arquivos anexos a e-mail, observe o nome do mesmo, e se a sua extensão estiver duplicada, é grande as chances do arquivo estar infectado (ex: curriculum.doc.doc), ou mesmo dupla extensão diferente (ex:boleto.pdf.exe).
2-Trojans ou cavalos de Tróia
Certos vírus trazem em seu bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou cavalos de Tróia.Inicialmente, os cavalos de Tróia permitiam que o micro infectado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do usuário. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Atualmente os cavalos de Tróia agora procuram roubar dados confidenciais do usuário, como senhas bancárias.Os vírus eram no passado, os maiores responsáveis pela instalação dos cavalos de Tróia, como parte de sua ação, pois eles não têm a capacidade de se replicar. Atualmente, os cavalos de Tróia não mais chegam exclusivamente transportados por vírus, agora são instalados quando o usuário baixa um arquivo da Internet e o executa. Prática eficaz devido a enorme quantidade de e-mails fraudulentos que chegam nas caixas postais dos usuários. Tais e-mails contém um endereço na Web para a vítima baixar o cavalo de Tróia, ao invés do arquivo que a mensagem diz ser. Esta prática se denomina phishing,expressão derivada do verbo to fish, "pescar" em inglês. Atualmente, a maioria dos cavalos de Tróia visam sites bancários, "pescando" a senha digitada pelos usuários dos micros infectados. Há também cavalos de Tróia que ao serem baixados da internet "guardados" em falsos programas ou em anexos de e-mail, encriptografam os dados e os comprimem no formato ZIP. Um arquivo .txt dá as "regras do jogo": os dados foram "seqüestrados" e só serão "libertados" mediante pagamento em dinheiro para uma determinada conta bancária, quando será fornecido o código restaurador. Também os cavalos de tróia podem ser usados para levar o usuário para sites falsos, onde sem seu conhecimento, serão baixados trojans para fins criminosos, como aconteceu com os links do google, pois uma falha de segurança poderia levar um usuário para uma página falsa. Por este motivo o serviço esteve fora do ar por algumas horas para corrigir esse bug, pois caso contrário as pessoas que não distinguissem o site original do falsificado seriam afetadas.
3-Minhocas, worm ou vermes
Com o interesse de fazer um vírus se espalhar da forma mais abrangente possível, seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.

4-Malware
O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.

Márcia Helena disse...

Atividade-Unidade III.



Direito Autoral





Direito Autoral,como o nome já diz., e um direito do autor,Aquilo que é justo conforme a lei,privilégio ,ciências das normas jurídicas.
A carta Magma ,consagra a liberdade de manifestação do pensamento, modos de criar fazer e viver,criações científicas,a expressão,a informação .
Em relação aos diretos da personalidade:
“Art.27-Todo homem tem direito de participar livremente da vida cultural da comunidade de fruir as artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.Todo homem tem direito a proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica,literária ou artística da qual seja o autor”.
A propriedade intelectual:
A lei nº 9.610/98 e o código penal,prefere falar em direito autoral ou direito de autor para as obras artísticas e literárias.A expressão propriedade intelectual abrange os direitos de autor ,a ligação e a propriedade industrial.
Direitos morais de autor,o direito a honra,o direito ao nome e à imagem que é relacionado com sua personalidade.
Sanções civis e sanções penais,conforme os artigos 101 a 110 da Lei 9.610/98 nos mostra a aplicabilidade no caso de violações de direitos autorais,quando cabíveis sem prejuízo ,e nos artigos 184 a 186,cabíveis porém com prejuízo penal.
Com a rapidez das informações e a evolução tecnológica,devemos estar a parte de todas as questões referentes ao direitos autorais,como:reprodução sem autorização do autor,imitação literária utilização abusiva,plágil e pirataria.















Vírus de computador:



Vírus em um computador,tem como objetivo,prejudicar o próprio usuário ou a terceiros.È um programa malicioso ,infecta o sistema,geralmente proveniente de um anexo,de um e-mail.
Tipos de vírus no computador:
*Minhocas,worm ou vermes,ele ataca a máquina hospedeira ,se replica e se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail,infectando as máquinas que abrirem ,reiniciando o ciclo.
*Trojans ou cavalos de Tróia,permite que o micro infectado ,sem o conhecimento do usuário, seja comandado,desta forma podendo roubar dados confidenciais ,apagar alterar documentos.
*Malware,é proveniente do inglês que quer dizer malicioso solftwar,infiltra-se no sistema de computador de forma ilícita,com intuito de causar algum danos ou roubo de informações.

Ediraldo J. Maccarini disse...

Atividade-Unidade III.



Direito Autoral





Direito Autoral,como o nome já diz., e um direito do autor,Aquilo que é justo conforme a lei,privilégio ,ciências das normas jurídicas.
A carta Magma ,consagra a liberdade de manifestação do pensamento, modos de criar fazer e viver,criações científicas,a expressão,a informação .
Em relação aos diretos da personalidade:
“Art.27-Todo homem tem direito de participar livremente da vida cultural da comunidade de fruir as artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.Todo homem tem direito a proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica,literária ou artística da qual seja o autor”.
A propriedade intelectual:
A lei nº 9.610/98 e o código penal,prefere falar em direito autoral ou direito de autor para as obras artísticas e literárias.A expressão propriedade intelectual abrange os direitos de autor ,a ligação e a propriedade industrial.
Direitos morais de autor,o direito a honra,o direito ao nome e à imagem que é relacionado com sua personalidade.
Sanções civis e sanções penais,conforme os artigos 101 a 110 da Lei 9.610/98 nos mostra a aplicabilidade no caso de violações de direitos autorais,quando cabíveis sem prejuízo ,e nos artigos 184 a 186,cabíveis porém com prejuízo penal.
Com a rapidez das informações e a evolução tecnológica,devemos estar a parte de todas as questões referentes ao direitos autorais,como:reprodução sem autorização do autor,imitação literária utilização abusiva,plágil e pirataria.















Vírus de computador:



Vírus em um computador,tem como objetivo,prejudicar o próprio usuário ou a terceiros.È um programa malicioso ,infecta o sistema,geralmente proveniente de um anexo,de um e-mail.
Tipos de vírus no computador:
*Minhocas,worm ou vermes,ele ataca a máquina hospedeira ,se replica e se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail,infectando as máquinas que abrirem ,reiniciando o ciclo.
*Trojans ou cavalos de Tróia,permite que o micro infectado ,sem o conhecimento do usuário, seja comandado,desta forma podendo roubar dados confidenciais ,apagar alterar documentos.
*Malware,é proveniente do inglês que quer dizer malicioso solftwar,infiltra-se no sistema de computador de forma ilícita,com intuito de causar algum danos ou roubo de informações.

10 de Novembro de 2008 15:26
Excluir

Ediraldo J. Maccarini disse...

Atividade-Unidade III.



Direito Autoral





Direito Autoral,como o nome já diz., e um direito do autor,Aquilo que é justo conforme a lei,privilégio ,ciências das normas jurídicas.
A carta Magma ,consagra a liberdade de manifestação do pensamento, modos de criar fazer e viver,criações científicas,a expressão,a informação .
Em relação aos diretos da personalidade:
“Art.27-Todo homem tem direito de participar livremente da vida cultural da comunidade de fruir as artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.Todo homem tem direito a proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica,literária ou artística da qual seja o autor”.
A propriedade intelectual:
A lei nº 9.610/98 e o código penal,prefere falar em direito autoral ou direito de autor para as obras artísticas e literárias.A expressão propriedade intelectual abrange os direitos de autor ,a ligação e a propriedade industrial.
Direitos morais de autor,o direito a honra,o direito ao nome e à imagem que é relacionado com sua personalidade.
Sanções civis e sanções penais,conforme os artigos 101 a 110 da Lei 9.610/98 nos mostra a aplicabilidade no caso de violações de direitos autorais,quando cabíveis sem prejuízo ,e nos artigos 184 a 186,cabíveis porém com prejuízo penal.
Com a rapidez das informações e a evolução tecnológica,devemos estar a parte de todas as questões referentes ao direitos autorais,como:reprodução sem autorização do autor,imitação literária utilização abusiva,plágil e pirataria.















Vírus de computador:



Vírus em um computador,tem como objetivo,prejudicar o próprio usuário ou a terceiros.È um programa malicioso ,infecta o sistema,geralmente proveniente de um anexo,de um e-mail.
Tipos de vírus no computador:
*Minhocas,worm ou vermes,ele ataca a máquina hospedeira ,se replica e se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail,infectando as máquinas que abrirem ,reiniciando o ciclo.
*Trojans ou cavalos de Tróia,permite que o micro infectado ,sem o conhecimento do usuário, seja comandado,desta forma podendo roubar dados confidenciais ,apagar alterar documentos.
*Malware,é proveniente do inglês que quer dizer malicioso solftwar,infiltra-se no sistema de computador de forma ilícita,com intuito de causar algum danos ou roubo de informações.

10 de Novembro de 2008 15:26
Excluir