Acesse o link abaixo, elabore uma reflexão crítica e compreensiva sobre a evolução tecnológica. Após, elabore um texto-síntese sobre a importância dessa evolução no contexto da educação. Ou seja, o que esta evolução contribuiu para a implantação e uso das tecnologias no espaço da escola e que valores são agregados ao processo ensino aprendizagem.
http://tecnotrekos.blogtv.uol.com.br/2007/08/08/a-evolucao-da-tecnologia
POSTE SUA RESPOSTA EM COMENTÁRIOS.
25 comentários:
A evolução tecnológica vem acontecendo a um bom tempo já. Acredito que essa tecnologia toda tem muito a ajudar nas nossas vidas. Um bom exemplo é a agilidade com que as informações são transmitidas através da internet. A pouco tempo atrás se achava impossível mandar uma carta para o outro lado do mundo e ela chegar segundos depois, hoje isso é a coisa mais normal, os emails são o jeito mais comum de mandar cartas. O mundo anda em direção a agilidade e hoje não podemos mais viver sem essas tecnologias, porque afinal de contas tempo é dinheiro. Outro exemplo, são programas que facilitam tarefas que antigamente demoravam horas para serem feitas e hoje com um simples clic, estão prontas.
Mas as novas tecnologias tem o seu lado ruim, elas fazem com que o mundo gire em torno delas. Um aparelho telefônico que foi lançado hoje super moderno, no dia seguinte já está ultrapassado, e isso faz com que muitas pessoas sintam-se frustradas por não poderem adquirir. Sem contar os danos ao meio ambiente que toda essa produção vem causando, o esgotamento de recursos naturais e a geração de lixo, que vai se acumulando e transformando a vida no planeta.
Também acho que essas tecnologias afastam um pouco as pessoas, muitas trocam a vida real pela vida virtual. Mas isso é questão de bom senso.
Na escola a tecnologia serve como um recurso para incrementar o processo de ensino-aprendizagem, serve para inserir os alunos e professores neste mundo digital, que muitas vezes não teriam acesso a essas tecnologias em suas casas. Porque nos dias de hoje quem não souber lidar com essas novas tecnologias, será automaticamente excluído dessa nova sociedade que está sendo construída.
Além disso o uso desses recursos em sala de aula torna a aula muito mais atrativa para os alunos, prende a atenção deles e interessa a eles. O simples fato de dar uma aula com o data show ao invés de utilizar o quadro, já é um ponto muito positivo em matéria de aprendizagem.
Enfim, não há mais como fugir, para qualquer lado que se olhe, vê-se instrumentos tecnológicos. Então cabe a nós professores e educadores aprendermos a lidar com eles da melhor forma possível para ajudarmos na construção do conhecimento de nossos aluno e de nós mesmos.
Angela Colombo Boaroli
A evolução da tecnologia na educação
Com a crescente e rápida mudança de tecnologias em nosso meio, os jovens têm muito mais acesso a conteúdo e variedades que antigamente. Notícias, relatórios, artigos, fotos são muito mais fáceis de encontrar que a tempos atrás, o importante é se saiba utilizar essas informações não apenas como meio de lazer, mas também com um cunho didático. Com este avanço tecnológico o aluno tem acesso a web facilmente onde pode encontrar o que desejar facilitando muito sua busca por informações e até compreensão do assunto.
Trocar idéias com colegas ficou muito mais fácil com softwares de comunicação. Debates e fóruns on-line são alternativas excelentes para uma discussão a longas distâncias onde mesmo assim, pode-se colocar suas opiniões de forma clara e concisa. Aulas a distância já começam a ser utilizadas mais largamente em função da facilidade em relação a repasse de conteúdo e a longas distâncias entre professores e alunos.
Para a maioria dos jovens já e normal essa evolução tecnológica, basta apenas que a usem de maneira correta, como dito acima o acesso a informações hoje é muito mais fácil, por isso deve-se tomar cuidado com uma “facilidade exagerada” como por exemplo, as copias de trabalhos e informações direto da internet para a sala de aula, a dita geração “Ctrl C, Ctrl V”(copiar e colar) vem contudo, então o aluno deve ter consciência das informações que busca no meio virtual para posterior compreensão das mesmas no ambiente educativo.
Rodolfo Manenti Bianquini
E.E.B. Caetano Bez Batti
Atividade 01
Curso 40h
Estamos vivendo a era da informação,onde crianças e jovens passam grande parte do seu tempo online, são a “geração C” (conectada) a tudo, o tempo todo. Em contrapartida temos do outro lado professores que em sua grande maioria tem verdadeira aversão a tecnologia; o que fazer diante deste empasse que se apresenta diariamente em nosso contexto?
Sabemos que a inclusão digital está presente nas escolas e que os docentes terão que se adaptar a essa nova realidade, do contrário se tornarão analfabetos digitais, enquanto que seus alunos estarão anos luz à sua frente mergulhados neste mundo digitalizado.
Não que o conhecimento repassado pelos professores não tenha sua validade,a questão é, que os alunos deterão tamanha gama de conhecimento advindos das informações obtidas pelas novas tecnologias que a sala de aula passará a ser um local massante e repetitivo e o professor um ultrapassado tecnológico, desatualizado,como ouço dizer muito pelos alunos: “fora da casinha”.
Seria cômica se não fosse trágica esta realidade que estamos vivenciando e que tende a se agravar.
Magda Shaqur Curso 40 h
EEB Humberto de Campos
Infelizmente tudo que é considerado “Normal” para o nosso personagem Rafinha (Vídeo- A evolução da tecnologia), não é tão normal assim para a maioria da nossa população brasileira, ainda somos um povo muito carente em vários aspectos, inclusive digitalmente.
É um desafio para os profissionais que trabalham com tecnologias lutar para melhorar a realidade de nosso povo, a inclusão digital se faz necessária para podermos evoluir como um só povo.
Além das pessoas que não possuem acesso as tecnologias, existem também pessoas que possuem acesso, contudo são tomadas pelo medo, se sentem vulneráveis perante a inovação. A estas pessoas convêm lembrar que toda inovação surge com a finalidade de facilitar nossas tarefas cotidianas e profissionais e não o contrário como muitos pensam.
Como já estou com cinquentinha, vou ser bem claro. Acompanhei a história da informática desde o inicio do uso dessa tecnologia que atravessou o seculo XX com muito dinamismo. Veio do front de guerra onde os EUA usaram para detectar sinais dos seus inimigos a informática é uma arma com dois rumos: o primeiro do bem e o segundo do mal, das coisas que nao servem para nada, e pelo bem dos avanços das pesquisas e do conhecimento distribuido pela rede. Infelismente o bem e o mal tem que estar juntos, basta os seres humanos usarem com sabedoria e serem felizes. Temos que lembar ainda que esses usos tecnológicos nos vem com muita credibilidade, pelo lado educacional nos serve de apoio pedagógico. As SI são a prova dessa arma que os educadores possuem para melhorar e implementar suas aulas, basta que tenham em mãos a sabedoria de como usar as Salas com sabedoria. É neste contexto que nós monitores temos que estar atentos para lhes ensinar os caminhos. Lembrando os disquetes do passado e usando os PEN DRIVES que hoje temos, nos surpreende a rapidez que ocorreu com essa tecnologia, que temos que agradecer as Revoluções Industriais que surgiram ao longo dessas etapas até chegar as tecnocientificas, senao seriamos uns analfabytes....
É isso ai, graças as tecnologias, nossos educandos estão mais atualizados e melhores alfabetizados. A tecnologia faz a diferença em nossas aulas.
Espero que continuem com esse Projeto maravilhoso.
Bjs
Laércio Luiz Teixeira
laerciotex@gmail.com
SI - EEB Natálio Vassoler
Forquilhinha - SC
A evoluçao tecnologica é tão extraordinaria quanto foi a descoberta do lapis, com uma vasta empregabilidade de funções. E pensar que toda essa evolução tecnologica vem de estudos nada aplausiveis (Guerra)e em segundo plano usados para o desenvolvimento em areas como medicina, educação, engenharias, administração, computaçao grafica e outros.
o impacto é tão grande que grande parte das pessoas ainda não sabe ou tem medo de adiciona-lo na educação(como o lapis). Emails, imagens, planilhas, videos, apresentaçao de produtos, aulas,musica, estudar sem precisar ir a escola, video conferencia, conversas simultâneas com amigos em qualquer lugar do planeta, uma infinidade de aplicações. Imaginem poder dar vida a um desenho, movimentos, estudos do DNA. Mas como tudo que é criado, tambem tem seu lado negativo e precisamos aprender pra ensinar que está iniciando no mundo digital a se defender do lado negativo que o avanço das tecnologias estão trazendo. Principalmente no novo tipo de lixo que estamos criando. Lixo eletrônico. Por isso nós educadores temos essa ardua e prazerosa missão de usa-la como nossa aliada e tirar o maximo proveito para o avanço da educaçao no Brasil.
A evolução da tecnologia na educação
A tecnologia nada mais é que um meio do homem adequar as suas tarefas e torná-las mais fáceis através de maquinas e mecanismos, só para termos uma idéia dessa evolução farei um comparação pois considero esta geração, mais inseridos na tecnologia que o adolescente do filme o qual já está ultrapassado, hoje falamos em e-mail, a nova geração considera isso ultrapassado pois não pode ver a outra pessoa enquanto escreve, prefere as mensagens via Skype, nos nossos e-mails passamos horas digitando enquanto a nova geração usa reconhecimento de voz com simples programas que são baixados na internet, falamos em livros e celulares, eles baixam os arquivos para os seus MP12, somos do tempo do teclado, alguns até da datilografia enquanto eles da geração touchscreen, achamos o máximo as pendrive pois não conhecemos os cartões SD de 574Giga pesando menos de um grama e menor que uma goma, acreditávamos que estando com o nosso celular, câmera fotográfica , filmadora, GPS, notebook, e outras tecnologias em nossa mochila estávamos prontos pra ir pra aula, enquanto hoje na primeira série eles vem pra sala de TI com seus Ifones e perguntam por que a escola não tem wireless.
Ainda nas reuniões refletimos sobre os professores que tem um pouco de receio em usar os computadores, enquanto nos que somos considerados o intermédio entre a escola e a tecnologia estamos correndo para ser quem sabe um dia como um orelhão que já esta ultrapassado mas que de vês em quanto ainda quebra um galho.
Filipe da Silva
E.E.B. Antonio Colonetti - Içara
Atividade 01
Evolução Tecnológica
A evolução tecnológica num todo, vem beneficiar a humanidade quando usada, é claro, de forma consciente e positiva. No espaço escolar da mesma forma.
Essa evolução da tecnologia chega às escolas como parceria no processo de produção do conhecimento, criatividade e registro. Mas para que tudo isso se concretize, precisamos de conhecimento e união de todos os envolvidos, reunindo os erros e acertos de toda a equipe escolar.
Um dos maiores benefícios para a escola em termos de tecnologia, são os computadores ligados em rede. Com eles podemos ultrapassar nossa imaginação, assistindo vídeos, ouvindo música e rádio, lendo e imprimindo textos, comunicando-se em sites de relacionamentos, trocar informações, produzir, compartilhar, distribuir e publicar o que se produz na escola.
Toda essa tecnologia só tem a contribuir no processo ensino-aprendizagem. Mas para que isso ocorra, temos muitos desafios a vencer, começando com a formação de educadores inovadores para uma nova escola.
Ilca P. de vasconcelos.
Monitora da SI.
E.E.F. Dr. José de Patta.
A sociedade humana vive atualmente na era dos avanços tecnológicos, é perceptível que a cada segundo novos programas, novas ferramentas tecnológicas são criadas e lançadas no mercado, facilitando e tornando cada vez mais preciso e rápido os meios de comunicação e troca de informações, no mundo globalizando que hoje vivemos, é impossível não nos darmos conta desta evolução como também ficarmos alheios a mesma, isto é, para que possamos fazer parte ativamente e criticamente da sociedade é fundamental a busca pelo conhecimento e desenvolvimento da era da informatização, pois é visto que isto representa já um fator de mudança social, cultural.
Sendo assim, a revolução eletrônica parece abrir as janelas da história a uma nova forma de sociedade, envolvendo relações econômicas, sociais, políticas e culturais, originando um novo tipo de cidadão com hábitos, interesses, formas de pensar e sentir. A este novo modo de estabelecer relações sociais e os intercâmbios informativos deve corresponder um novo modelo de escola, ou seja, a incorporação das novas tecnologias no cotidiano da escola bem como na prática pedagógica dos professores é fundamental, logo que a escola se trata do espaço onde o conhecimento cientifico e elaborado, produzido pela humanidade deve ser socializado aos alunos, a mesma também deve orientar e contribuir para a formação do novo cidadão internauta quanto aos seus direitos e deveres ao fazer uso do espaço virtual .
Assim as possibilidades de desenvolvimento, pesquisa, reflexão e conhecimento que a informática oferece deve ser algo presente na vida dos alunos, mas é claro que cabe ao professor saber fazer uso dessa ferramenta em auxilio ao desenvolvimento de suas aulas contribuindo para o ensino-aprendizagem dos seus alunos. Pois com o advento da internet, os professores passam a ter acesso a múltiplas informações da Web, com as quais podem potencializar sua prática pedagógica, encontrando e desenvolvendo subsídios para suas aulas. Além dos softwares educativos, que contribuem para o desenvolvimento de novas idéias e abordagens de ensino-aprendizagem para se trabalhar os conteúdos, oferecendo diferentes estratégias de ensino.
Portanto, vivenciamos um tempo marcado pela hegemonia da incorporação da internet na sociedade, entretanto é preciso saber fazer o uso correto das possibilidades oferecidas pela mesma, para que possamos aprender, refletir, interagir e se apropriar deste conhecimento em prol do nosso desenvolvimento.
Vanessa Isabel Cataneo.
EEB Costa Carneiro / Orleans SC.
A sociedade humana vive atualmente na era dos avanços tecnológicos, é perceptível que a cada segundo novos programas, novas ferramentas tecnológicas são criadas e lançadas no mercado, facilitando e tornando cada vez mais preciso e rápido os meios de comunicação e troca de informações, no mundo globalizando que hoje vivemos, é impossível não nos darmos conta desta evolução como também ficarmos alheios a mesma, isto é, para que possamos fazer parte ativamente e criticamente da sociedade é fundamental a busca pelo conhecimento e desenvolvimento da era da informatização, pois é visto que isto representa já um fator de mudança social, cultural.
Sendo assim, a revolução eletrônica parece abrir as janelas da história a uma nova forma de sociedade, envolvendo relações econômicas, sociais, políticas e culturais, originando um novo tipo de cidadão com hábitos, interesses, formas de pensar e sentir. A este novo modo de estabelecer relações sociais e os intercâmbios informativos deve corresponder um novo modelo de escola, ou seja, a incorporação das novas tecnologias no cotidiano da escola bem como na prática pedagógica dos professores é fundamental, logo que a escola se trata do espaço onde o conhecimento cientifico e elaborado, produzido pela humanidade deve ser socializado aos alunos, a mesma também deve orientar e contribuir para a formação do novo cidadão internauta quanto aos seus direitos e deveres ao fazer uso do espaço virtual .
Assim as possibilidades de desenvolvimento, pesquisa, reflexão e conhecimento que a informática oferece deve ser algo presente na vida dos alunos, mas é claro que cabe ao professor saber fazer uso dessa ferramenta em auxilio ao desenvolvimento de suas aulas contribuindo para o ensino-aprendizagem dos seus alunos. Pois com o advento da internet, os professores passam a ter acesso a múltiplas informações da Web, com as quais podem potencializar sua prática pedagógica, encontrando e desenvolvendo subsídios para suas aulas. Além dos softwares educativos, que contribuem para o desenvolvimento de novas idéias e abordagens de ensino-aprendizagem para se trabalhar os conteúdos, oferecendo diferentes estratégias de ensino.
Portanto, vivenciamos um tempo marcado pela hegemonia da incorporação da internet na sociedade, entretanto é preciso saber fazer o uso correto das possibilidades oferecidas pela mesma, para que possamos aprender, refletir, interagir e se apropriar deste conhecimento em prol do nosso desenvolvimento.
Vanessa Isabel Cataneo.
EEB Costa Carneiro / Orleans SC.
A tecnologia vem avançando muito rápido, e muitas vezes é difícil de aceitar e se adaptar a ela, mas essa é a nossa realidade, e nós professores educadores precisamos fazer o possível para andar junto a ela, para poder proporcionar ao alunos essa realidade, que já é a de muitos alunos e que hoje estão a “milhões de anos Luz” na frente de muitos professores, no que se diz respeito a tecnologia, mas o que não podemos esquecer é de que a realidade de uns, muitas vezes não é a realidade do outro, por isso o professor tem papel fundamental nesta inclusão digital, pois são eles que vão proporcionar muitas vezes o primeiro manuseio com as tecnologias disponíveis na escola.
Diante de toda essa tecnologia, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação, a tecnologia avança muito rápido, até bem pouco tempo atrás, usávamos disquetes, ontem usamos PEN DRIVES e hoje já estamos usando ou chegando na era dos MP10 e MP15, chega a ser assustador a velocidade que dessa evolução, mas não podemos ficar com medo, precisamos sim buscar mais informações e atualizações.
O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado.
Elaine Possenti
EEB Jose do Patrocinio
Houve muitas revoluções ao longo da história, todas elas ancoradas na tecnologia, que nada mais é do que um produto humano, da mente humana. E por isto mesmo, todos nós somos agentes de nossa própria revolução. Revoluções que ocorreram como o da invenção do próprio rádio, que possibilitou que a informação fosse levada para milhares de pessoas em todo o mundo, embora muitas vezes de uma forma direcionada, assim como a TV, que possibilitou que o mundo fosse visto pelo próprio mundo. Revoluções nos costumes e cultura como a invenção dos anticoncepcionais, promovendo a própria liberação do corpo, e conseqüentemente do espírito humano.
Mas o que possibilitou que esta ultima grande revolução tecnológica e da internet propriamente dita, como representativo desta revolução, trouxe de diferente?
Ela trouxe a integração e a disseminação da informação de uma forma cada vez mais democrática, a conversão de culturas e o surgimento de uma cultura paralela e que convive com todos nós. A cultura global e virtual. É exemplar como muitos relacionamentos são criados neste mundo, o virtual, em pontos diferentes do globo, e como também eles são desfeitos sem os mesmos nunca se encontrarem. Significou também o poder de escolha, a possibilidade de os produtos se renderem a nossa vontade e que os mesmos fossem oferecidos globalmente. A famosa frase de Ford, fundador da indústria automobilística que lhe dá o nome: “... com este carro, o “T”, você pode ainda escolher a cor que quiser, desde que seja preto”. Hoje isto, para uma empresa é impensável. Escolhemos sim a cor, mas muito mais que isso.
Mas o que toda esta inovação e porque não dizer revolução dita tecnológica significa e significara na educação? Sem dúvida trouxe avanços, trouxe a possibilidade ímpar de trazer toda uma biblioteca para a ponta de seus dedos, a praticidade e disseminação de suas idéias dentro de sua escola e do meio em que vive de forma rápida e natural. Trouxe a inversão dos costumes e a confusão dos papéis do professor, aluno e pais, por possibilitar que esta informação chegue mais rápida e a todos, e que a educação pode também ser bem mais produtiva, quando bem empregada, alicerçada nas tecnologias.
Trouxe questionamentos, construção de novos valores e culturas. A revolução tecnológica possibilitou que o nosso modus vivendi a que estávamos acostumados fosse alterado e nos forçado a adaptá-lo para nos rearranjar neste novo universo.
Acredito que muito ainda esta por vir, estamos no início do processo, no olho do furacão desta revolução, muitos atropelados pelas circunstancias, mas que é inevitável. E o que virá? Não me arrisco a dizer, pois grandes transformações ainda acontecerão. O que posso arriscar é dizer que a revolução humana não tem limite e que a dinâmica da vida fará cada vez mais parte de nossa vida, mas que também, possibilitarão a nos conhecermos melhor, conhecendo cada vez mais os outros e o mundo, e que derrepente compreendermos que somos agentes da própria caminhada, com cada um cumprindo seu papel, integrado e participante.
Faltou Colocar.
da postagem acima
E.E.B. princesa Isabel
Morro da Fumaça - SC
E.E.B. Melchíades Bonifácio Espíndola
Odair de Freitas Sartor
monitor/articulador Sala TI
A Evolução da Tecnologia
O vídeo apresentado (http://tecnotrekos.blogtv.uol.com.br/2007/08/08/a-evolucao-da-tecnologia) mostrou como é a vida do Rafinha, e os inúmeros equipamentos tecnológicos que ele possui e como utiliza os recursos dos equipamentos na sua vida. Ele nasceu e cresceu com tecnologia, ou seja, e um mundo virtual construindo o seu próprio universo. E nesse universo está adquirindo amigos virtuais, conhecimento [...], “opa! conhecimento?, há vezes, o conhecimento adquirido é fictício, e transmitindo conhecimento errado ao recebedor.
Atualmente, com tantos recursos e ferramentas computacionais, por exemplo, blog, sites (artigos, fórum, tutorial, jogos educativos, etc.), sites de relacionamentos (orkut, etc.), youtube, sites de busca (google, cade, bing, etc.), dentre outros, a sociedade não utiliza de forma correta, e por isso o papel da Sala de Informática nas escolas da rede pública é de promover a inclusão digital e a aprendizagem correta do uso desses recursos na sociedade.
Por exemplo, uma ferramenta bem rica para ser aplicada na educação é o BLOG. Ele possui várias utilidades, pode ser um diário, ou pode ser uma página aplicada ao ensino-aprendizagem nas escolas pelos professores para estimular a inclusão digital. E com a avançada evolução da tecnologia, a educação tem a ganhar, muitos softwares criados são free, ou seja, são softwares livre, não precisa pagar licença, e muitos deles ajudam o professor a trabalhar na Sala de Informática. E também, a interatividade através das ferramentas multimídias, por exemplo, o data show.
Portanto, os alunos da “Geração 'C'” estão contemplados por terem recursos que antes era ficção, e hoje, para as pessoas de outras gerações anteriores isso é como uma revolução em suas vidas, mas para eles isso é normal. A aplicação desses recursos na educação será de extremo sucesso, para a construção da formação do aluno.
A Evolução da Tecnologia na Educação
Paralelamente a essas maravilhas tecnológicas desenvolvidas pelos homens para tornar suas vidas mais fáceis, para melhor suprir suas necessidades, dentre elas, o conforto, a comodidade, a facilidade de acessos, caminham, cada vez mais firme e resistente aos efeitos que essa Revolução Tecnológica nos deixam.
Como temos que ser ágeis e hoje não podemos mais viver sem essas tecnologias por as mesmas estarem facilitando tarefas que “ontem” demoravam horas para serem feitas e hoje com um simples clic estão prontas, tendo como exemplo é a agilidade com que as informações são transmitidas através da internet.
Para maioria dos jovens que estão crescendo na era da evolução tecnológica, precisam aprender de forma correta a utilizar as informações propostas.
Em nosso Pais, ainda estamos carente no aspecto inclusão digital, o Brasil precisa de muito esforço para sermos um Pais tecnológico.
Toda essa tecnologia só tem a contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Mas para que isso ocorra, precisamos vencer desafios, como formação de educadores inovadores, material especifico para área da informática, ambiente com estrutura apropriada. O uso dos recursos tecnológicos em sala de aula faz tornar a aula mais atrativa, expressando principalmente a criatividade deles.
Cabe a nós profissionais da área informatizada a contribuir para o desenvolvimento de nossa sociedade em geral.
Gisele Feliciano Joaquim
E.E.B.Profª. Maria da Glória Silva
A evolução tecnológica vem acontecendo com uma velocidade incrível.
As novas gerações, ou seja, os jovens estão cada dia mais ligados a todas estas transformações, para eles tudo que é inovador, se torna fascinante, e não conseguem imaginar suas vidas sem todas estas tecnologias.
O grande desafio da Escola nos dias de hoje é motivar estes jovens, e ai que entra a tecnologia na escola para a educação escolar possa esta cada vez mais próxima de sua realidade social. Até mesmo nas áreas mais carentes , algumas pessoas imaginam que realmente as pessoas não tem acesso a celulares ultra-modernos, DVDs, computador, internet etc... Mas estão enganados, por que a tecnologia esta cada dia mais próximas de todos, independente se sua classe social.
A grande maioria dos alunos vivem reclamando da escola, dos professores, das aulas, conteúdos, livros, e falam que nada daquilo vai servir para sua vida, mas se mostramos a eles que tudo isto de uma forma e ou de outra vai e já esta presente em seu cotidiano eles se sentiram mais motivados, e a tecnologia é um grande instrumento nesta missão . Nada substitui um Professor, mas se o professor sabe trazer o instrumento certo para dinamizar os conteúdos a serem passados para os alunos, suas aulas com certeza se tornaram bem mais “empolgantes” e sem duvidas conseguira prender por muito mais tempo a atenção de seus alunos no tema que se esta trabalhando.
E.E.B.Ignacio Stakowski
A evolução tecnológica vem acontecendo com uma velocidade incrível.
As novas gerações, ou seja, os jovens estão cada dia mais ligados a todas estas transformações, para eles tudo que é inovador, se torna fascinante, e não conseguem imaginar suas vidas sem todas estas tecnologias.
O grande desafio da Escola nos dias de hoje é motivar estes jovens, e ai que entra a tecnologia na escola para a educação escolar possa esta cada vez mais próxima de sua realidade social. Até mesmo nas áreas mais carentes , algumas pessoas imaginam que realmente as pessoas não tem acesso a celulares ultra-modernos, DVDs, computador, internet etc... Mas estão enganados, por que a tecnologia esta cada dia mais próximas de todos, independente se sua classe social.
A grande maioria dos alunos vivem reclamando da escola, dos professores, das aulas, conteúdos, livros, e falam que nada daquilo vai servir para sua vida, mas se mostramos a eles que tudo isto de uma forma e ou de outra vai e já esta presente em seu cotidiano eles se sentiram mais motivados, e a tecnologia é um grande instrumento nesta missão . Nada substitui um Professor, mas se o professor sabe trazer o instrumento certo para dinamizar os conteúdos a serem passados para os alunos, suas aulas com certeza se tornaram bem mais “empolgantes” e sem duvidas conseguira prender por muito mais tempo a atenção de seus alunos no tema que se esta trabalhando.
E.E.B.Ignacio Stakowski
Acredito que no processo tecnológico em curso, a não ser que voltemos, por conta dessas previsões apocalípticas, a Idade da Pedra, seremos passageiros de uma evolução que mudará nosso mundo radicalmente nos próximos anos - se é que já não está mudando a cada dia - nossas relações com as máquinas. E não sobreviverão os mais fortes e inteligentes, mas como previu Darwin, somente os mais adaptáveis a essas transformações... Ou seja, os educadores que ao invés de apenas incorporarem maquinário de última geração ao seu fazer pedagógico tradicional, deixarem de lado livros e cadernos amarelados, metodicamente repetitivos e ingressarem no "Admirável Mundo Novo" de seus filhos e alunos...
E essa adaptação não requer que todo professor se torne um especialista em Tecnologia Educacional, que seja um expert na parte técnica e eletrônica, pelo contrário. Isso, sempre digo e repito, o jovem domina melhor que qualquer adulto, pois ele é multifuncional, multifocal e sabe trabalhar em grupo, trocando informações através de MSN, orkut, e-mail, chats, mensagens de celular, etc. Aquele que descobre, repassa a descoberta ao outro. Já aprendi muita coisa com alunos em projetos com outros educadores, principalmente nessa parte técnica. Ensinei também muito a eles (os alunos) de como usar a tecnologia num sentido educacional.
Hoje em dia está cada vez mais claro que não podemos sobreviver sem as inovações tecnologicas no mundo. A cada dia milhares de informações são geradas de milhares de lugares pelo mundo. E isso tem o seu lado possitivo e negativo sendo que quem escolhe o lado somos nós, só cabe a gente decidir o que vai veicular na internet e o que vai ser aproveitado dela. Na nossa área de educação os avanços da tecnologia melhora bastante o nosso trabalho pois através dessa evolução temos mais ferramentas de ensino e aprendizagem, imagina hoje em dia com a necessidade da informação rápido a gente ter que pesquisar algum assunto em uma encicloplédia ao invés de olhar no google esse assunto! O mundo hoje gira muito mais rápido que antes, nós temos a necessidade de informação rápida de informação continua. podemos agradecer e muito a essa evolução para o ensino, pois hoje podemos trabalhar muito mais rápido a aprendizagem do aluno e melhor mostrar exemplos a um curto espaço de tempo. Com certeza essa evolução só veio a melhorar as nossas vidas e o nosso trabalho.
EEF MARECHAL RONDON
BISMARCK DIONISIO SILVA
A evolução tecnológica é ao meu entender surpreendente. Se por um lado precisamos correr contra o tempo para apreender e aprender cada vez mais a usá-las, por outro lado, precisamos enxergar a rica contribuição que as mesmas oferecem na construção de novos conhecimentos. O que alguns anos precisávamos sair de casa para buscarmos informações a respeito de algo, hoje onde estamos na maioria das vezes conseguimos ter acesso a n-informações a respeito de determinado assunto, conseguimos interagir com diferentes pessoas, empresas contribuindo um com o outro, no crescimento pessoal e profissional. Mas claro, como qualquer coisa na vida a evolução tecnológica precisa ser gerenciada, acompanhada, estudada, adaptada a realizada dos envolvidos naquele momento. Muitos costumam criticar o novo, fugir de novos desafios, resistem a mudanças até porque o conhecido é mais fácil de lidar. Infelizmente ainda temos muita resistência ao uso de MSN, Internet por parte de alguns educadores, mas será que o problema está no MSN, ou será que esta faltando o uso de metodologias aliadas a tecnologia? Toda e qualquer mudança exige das pessoas motivação, criação de cultura, momentos de estudo para conhecer o novo e poder usufruir e, sem dúvida de organização, planejamento. Penso que a evolução tecnológica contribui sim e muito para o ensino-aprendizagem, mas poderia estar contribuindo muito mais se os educadores agissem como MEDIADORES do processo e não como meros transmissores de conteúdo. Nós precisamos sim no papel de facilitadores do ensino-aprendizagem ser organizados, criarmos objetivos, usarmos novas metodologias que usufruam das tecnologias disponíveis atualmente, pois não podemos esquecer que nossos acadêmicos chegam nas instituições de ensino já com uma grande bagagem, precisamos perder o medo de aproveitar esta bagagem de informações para trocarmos idéias. Precisamos sim conhecer nosso conteúdo, porém dar-lhes a liberdade de construírem junto (alunos x alunos, professores x alunos e professores x professores), o que não significa deixar o aluno solto, sem uma linha de trabalho, mas deixá-los sim usar MSN, e-mail em benefício da aprendizagem, assim como os pais tem que se preocuparem em organizar com seus familiares o acesso as tecnologias. Momentos de conversas familiares não podem deixar de existir, limites precisam ser dados, mas aprender uns com os outros também, é importante. Como por exemplo, ao invés de ficar jogando jogos de guerra, maldosos, violentos, por que não usar um jogo educacional, não é mesmo?
A maior das revoluções pra mim é a do
conhecimento que atualmente é o bem mais
precioso que podemos ter, e não pode nos
ser tirado.
Toda essa revolução é trazida pela rede mundial
(internet), com a globalização do conhecimento
está acontecendo uma grande mudança na
forma de comunicação entre as pessoas, e de
conseqüência na educação, na literatura, na
forma de escrever no modo de pesquisar.
As novas tecnologias na educação estão criando
novas formas de aprendizado, disseminando o
conhecimento e criando novas relações entre
professores e alunos.
O envolvimento dos professores é de grande
importância nesse processo, não só pela pesquisa
mas em analisar a veracidade das informações
sabendo que a internet é um território livre onde
tudo pode ser publicado.
Só desse jeito os alunos poderão ser orientados
para não incorrer em erros.
A tecnologia (internet) não pode ser considerada
como a solução para os problemas da educação
mas é uma ferramenta muito útil e pode ajudar
bastante.
A escola depende muito da orientação de
professores capacitados e inteligentes, para que
assim ela possa se tornar uma ferramenta de
aprendizado e apoio aos alunos.
E.E.B. Lindolfo collor
Magno Luiz Sangalleti
Cada década é permeada por uma forte característica, sempre delimitada pelos jovens. O exorbitante desenvolvimente da tecnologia foi a marca da nossa geração. Essa geração envolta por uma globalização que exige conexão com qualquer lugar do planeta. O mais curioso, e o maior motivo de alegria (ou de desespero, para os mais antiquados) é o quanto isso tem se generalizado e se tornado comum. Agora, o mais importante disso tudo, na minha concepção, não é o quanto a tecnologia tem favorecido transações comerciais, ou o quanto ela tem deixado cada vez menores os produtos eletrônicos. O que mais me apetece é ver ela sendo bem utilizada. Jovens do mundo inteiro conectam-se e passam a querer entender e a enxergar o lado de lá. Se a invenção da escrita revolucionou o mundo pois proporcionou maior abrangência e liberdade de informação, então seria impossível criar uma definição exata do que está sendo e do que ainda será a tecnologia. Ela me parece um redemoinho, envolvendo tudo que está ao seu redor, ninguém faz mais nada sem ela, e estamos completamente subordinados. Se isso é ruim? Não se sabe ao certo, mas como qualquer outra descoberta humana, sua utilidade só será definida a partir das mãos de seus criadores. É como qualquer outra ferramenta: você pode usar para atirá-la contra alguém, ou para consertar alguma coisa. Cabe ao homem manuseá-la corretamente. Um bom exemplo foram as muitas escolas que utilizaram de ambientes virtuais para não atrasarem conteúdos devido ao caos da Gripe H1N1, ou os milhares de downloads feitos todos os dias por pessoas do mundo inteiro de e-books (livros eletronicos), ou a magia de poder acessar livremente todo o acervo de uma das maiores bibliotecas do mundo. Se isso não é fantástico, não sei mais o que é. O que me entristece, é a falta de tecnologia na educação, e o quanto existem jovens e adultos alheios a tudo isso, pessoas que vivem num mundo que não parece com o nosso.
Pode poluir? Pode. Pode ser prejudicial ao meio ambiente? Pode. Pode tornar as relações mais superficiais? Muito provavelmente. Mas este é o mundo em que estamos vivendo, e não dá pra fingir de conta que estamos há um século atrás.
Em fevereiro de 1946, surgiu o primeiro computador, o Eniac. Seu surgimento não ocorreu no ambiente empresarial, mas no meio acadêmico, mais precisamente na Universidade da Pensilvânia. Ele ocupava a área de um ginásio de esportes e, quando acionado pela primeira vez, consumiu tanta energia que fez as luzes de Filadélfia piscarem.
Nos anos 60 e 70, o poder do processamento e da informática chegou às empresas, que por sua vez começam a processar dados e informações em mainframes. Os mainframes já utilizavam circuitos integrados ao invés das antigas válvulas do Eniac. Com a minituarização dos ciruitos integrados, os computadores não ocupavam muito espaço e tinham um baixo consumo de energia.
Já nas décadas de 80 e 90, vimos o poder do processamento ir além do núcleo das empresas, invadindo as estações de trabalho de cada funcionário com micro-computadores, oferecendo a eles mais desempenho na produção de textos com editores de texto e velocidade em números com planilhas eletrônicas. Ao mesmo tempo, os micro-computadores chegavam também aos lares das pessoas.
No início dos anos 90, Tim Barners Lee criou o protocolo HTTP e a linguagem HTML. Com isso, Marc Andersen cria o Netscape e assim está criada a World Wide Web, que é o lado colorido e interativo da Internet. Como conseqüência, explode a difusão do uso da Internet. Paralelamente assistimos a uma enorme expansão da utilização da micro-informática. Devido ao constante barateamento dos computadores, os computadores começam a chegar mais rápido aos lares das pessoas. Com tudo isso, o início do século XXI é marcado pela inclusão digital e o poder do processamento ao alcance dos cidadãos comuns.
Uma vez que o poder de processamento estava disseminado entre as pessoas comuns, ocorre uma verdadeira revolução. Alguns cidadãos, até então apenas consumidores passivos, tornam-se ativos, produtores de conteúdo. Com isso nascem os blogs e as Wikipedias, a chamada Era Web 2.0. No entanto, todas estas inovações trouxeram para todos nós um momento único, em que tanto as empresas quanto as pessoas estão agora interligadas, tendo ao seu alcance o poder do processamento, podendo gerar conteúdo.
E com todas estas transformacoes, a escola tem um papel importante na sociedade, tambem tem que se adaptar aos novos tempos acompanhar estas transformacoes. Nao se pode mais ensinar o aluno como se ensinava a 20 anos atras, hoje em dia nossos alunos nasceram em uma sociedade virtual, onde a tecnologia e presente no seu dia-a-dia. A tecnologia vem evoluindo a cada dia, a cada segundo, nao podemos nos professores tampar os olhos e esquecer que estamos preparando cidadaos, e como isso temos como obrigacao fazer parte desta transformacao, acompanhando as mudancas e nos adapatando a elas.
Postar um comentário