Caro monitor,
Nesta atividade você deverá optar por uma ferramenta de produtividade (editor de texto, apresentação eletrônica, planilha eletrônica) e desenvolver uma atividade para utilização prática, pelo professor, na Sala Informatizada. Antes, porém, você deverá definir a série/ano e o conteúdo a ser trabalhado. Após o desenvolvimento da aula, pelo professor e alunos, você deverá elaborar um TEXTO RELATO da atividade. Fale do encaminhamento didático do professor, do envolvimento dos alunos, do desempenho da máquina. Enfim, aponte pontos fortes e fracos (se houver) da atividade e o valor da mesma para a aprendizagem do aluno. Poste o texto no Blog.
O processo de desenvolvimento da atividade deverá ser enviado para o email: diana.morona@hotmail.com, para avaliação e posterior postagem no grupo de discussão do NTE.
17 comentários:
Atividade 02
Curso 40 h
Nesta atividade o professor irá trabalhar com as séries iniciais os sinais de trânsito.
Os slides são bem claros e explicativos,lúdicos e de fácil assimilação.
Os alunos se mostraram bastante interessados,a maioria deles já conhece e define os sinais de trânsito,porém nesta atividade os alunos puderam acompanhar a construção do slide pelo professor
no data show,a interação foi boa e participativa. Quanto ao valor da atividade para a aprendizagem dos alunos classificamos como ótima pois os alunos além de reforçarem o significado dos sinais de trânsito,tiveram uma breve noção da montagem da tarefa (slide) pelo professor.
Magda Shaqur (aluno curso 40 h)
EEB Humberto de Camopos
Os alunos das 6 séries do Ensino Fundamental foram convidados por mim e pela professora de Artes - SANY, a realizar uma pesquisa por pintores famosos de nossa regiao e descobriram em suas pesquisas na internet o pintor Willy Zumblick de Tubarão - SC, um pintor de renome internacional que possu um Museu em Tubarao com suas obras exposta.
Na Atividade proposta os alunos deveriam pesquiar sobre a vida e as obras do artista e anotar em seus cadernos.
Em segundo plano devem retrarar as informaçoes de uma obra em seus minimos detalhes e discutir os traço desta obra. com nao posdiam escolher a mesma obra os grupos devereiam discutir entre eles e escolher uma para uma discussao em grande grupo. Identificar os dados da pesquisa, as referncias, e por ultimo fazer uma releitura de uma obra, ou seja desenhar uma pintura e destacar as pasrtes mais inportantes, dicutindo e mostrando essa obra aos colegas e expor no mural do colégio essas obras. A atividade contou com exploração da internet coma ferramenta GOOGLE e os edutores de texto assim como os seus cadenos e o uso da sala sem dificuldade pelas turmas assim como pelo professor.
Laércio Luiz Teixeira
laerciotex@gmail.com
SI - EEB Natálio Vassoler
Forquilhinha SC
Para realizar a atividade 2 se fez uso do editor de texto, no qual se produziu um exercício de português priorizando a alfabetização, isto é, auxiliar a professora da 1ª série do ensino fundamental no processo de conhecimento das palavras e leitura, deste modo nesta atividade as crianças deviam escrever palavras de acordo com a figura ilustrativa, de modo geral o resultado foi muito significativo, pois além de desenvolver a leitura e reforçar o conhecimento das sílabas as mesmas já aprendiam a digitar, ter noção de espaço fazendo uso do editor de texto, logo após como complementação da aula foi trabalhado com as crianças o software sebran, abordando a atividade onde eles deveriam localizar a primeira letra de cada palavra. Ao final da aula se pode perceber o entusiasmo de todos os alunos ao realizarem com êxito a atividade e também a satisfação da professora ao perceber quanto uma aula na sala informatizada pode vir a contribuir para o ensino-aprendizagem de seus alunos.
Vanessa Isabel Cataneo
EEB Costa Carneiro
Orleans, SC.
Para realização da atividade 2, propus a professora da 3ª série, do ensino fundamental o jogo educativo Khangman (O Jogo da Forca). O professor achou a atividade muito interessante, e produtiva, pois, ele conseguiu trabalhar com os alunos a Formação de palavras, desenvolvimento da leitura e também o desenvolveu o Raciocínio Logico. Os alunos ficaram muito interessados, ansiosos e eufóricos, ao tentar descobrir as palavras e ver com o coleguinha quem acertava mais, e ficavam ansiosos esperando a professora dizer quais duplas poderiam passar par os níveis mais difíceis. Com isso, também foi possível desenvolver com os alunos o espirito de desenvolvimento de trabalho em grupo.
Elaine Possenti
EEB José do Patrocinio
ATIVIDADE 2
A ferramenta utilizada foi a planilha eletrônica, para maior compreensão dos alunos da 6ª série que estavam estudando sobre gráficos. Foi sugerido a aplicação e a produção destes gráficos pelo computador com a ajuda da professora de matemática. Foram realizados nesta primeira etapa 3 gráficos, e pelos bons resultados continuaremos a fazê-los. A maior dificuldade foi em relação a parte de criação do gráfico em si, como por exemplo selecionar as partes corretas da planilha, mas no mais os alunos se saíram muito bem e elogiaram o programa pela facilidade em relação a fazer os gráficos que fazem manualmente.
Rodolfo Manenti Bianquini
E.E.B. Caetano Bez Batti
ATIVIDADE 2
A ferramenta usada foi o editor de texto! nele nós fizemos uma atividade para primeira e segunda série do fundamental aonde eles tinham que olha a letra na tela e procurar no teclado aonde ela estava e colocar do lado da que estava na tela, feito isso ele tinha que escrever uma palavra que tivesse essa letra como inicial. A atividade engloba a alfabetização dos alunos e o conhecimento do teclado, posições das teclas e digitação.
BISMARCK DIONISIO SILVA(ALUNO 40H)
EEF MARECHAL RONDON
Atividade 02.
Essa atividade foi realizada com alunos de 5a a 8a série do ensino fundamental, na matéria de matemática pela professora Miriani Caetano, juntamente comigo onde pude colaborar nas atividades realizadas na sala informatizada.
Primeiramente os alunos coletaram os dados no Bairro Colonial e Vila Visconde com os moradores, sobre o uso da água, onde foram abordados vários temas como: quanto tempo leva no banho, para escovar os dentes,lavar louça, como lava o carro, como usa a máquina de lavar roupa e outros.
Após coleta dos dados, foi feito a tabulação, os cálculos e gráficos com régua e transferidor em sala de aula.
Os gráficos feitos maualmente, foram avaliados pela professora e refeitos pelos alunos no microsoft office excel na sala informatizada da escola. Cada aluno salvou seu trabalho na pasta da professora no desktop das bancadas.
O resultado foi maravilhoso, o interesse dos alunos no uso do excel em formar os gráficos foi muito bom. As máquinas funcionaram como deveriam.
Para finalizar, a professora montou no powerpoint uma apresentação com os gráficos feitos pelos alunos na pesquiza realizada no bairro e apresentou na reunião para os Pais onde foi um sucesso.
Esse trabalho só se tornou real, por existir interesse e união por parte de todos os envolvidos, acertando e errando para crescermos juntos, e principalmente, por termos professores inovadores que estão aptos a vencer desafios e fazer a diferença, tornando uma aula prazerosa e interessante.
Ilca P. de Vasconcelos.
Monitora da SI.
E.E.F. Dr. José de Patta.
E.E.B. Melchíades Bonifácio Espíndola
Odair de Freitas Sartor
monitor/articulador Sala TI
Ferramenta de Produtividade
A ferramenta utilizada foi o editor de texto BrOffice Writer, e a atividade proposta foi o tema “Qual a cidade ideal...?”. Esse tema quer explorar a imaginação dos alunos, pois o Balneário Rincão tornou-se o mais novo município da região, e com isso, foi aplicado esse tema para ver o que as crianças acham da cidade ideal.
Essa atividade foi trabalhada com a professora Maria Canever e aplicada com a 3ª série do período matutino e vespertino. A professora iniciou em sala de aula com um breve texto da história do Balneário Rincão. Depois, utilizou o som e pôs a música A cidade Ideal – música dos Os Saltimbancos. Após escutar a música foi elaborado um esboço no caderno com a pergunta do tema. Depois foram levados à sala de informática para digitar.
No período matutino, a atividade foi desenvolvida individualmente na sala de informática. Todos os alunos estavam animados e para muitos uma novidade na vida deles, e poderem “escrever” no computador. Houve ajuda entre os colegas, e todos aprenderam alguns comandos básicos. Aprenderam que no computador existe as mesmas regras da Língua Portuguesa, e não houve “birra” entre eles, porque estavam sozinhos no computador.
No período vespertino, a atividade foi desenvolvida em duplas ou em trios na sala de informática. Todos os alunos estavam também animados para mexer no computador, e para muitos uma novidade podê-lhe escrever o que foi escrito no caderno e colocar no computador, e aprenderam alguns comandos básicos. Como já foi dito, sentaram em dupla ou em trio, e percebi a reação deles em trabalho de equipe, um quer ser o melhor do que outro, e começou as famosas “birras” entre eles, tipo assim, “eu quero escrever no teclado”, “eu quero mexer no mouse”, “agora é minha vez”, etc. Percebendo isso, resolvi o probleminha da seguinte forma, cada um vai digitar o texto.
Portanto, a sala de informática foi bem aproveitada e teve um rendimento pedagógico da turma da manhã, enquanto, à tarde teve pequenas “birras” entre eles, e certamente o rendimento pedagógico foi pouco aproveitado. E o tempo de trabalho da atividade na parte da manhã foi tão aproveitada quanto da tarde. Logo, o uso da sala de informática para fins de digitação é aconselhável o trabalho individual, pois não haverá disputas entre os alunos.
Motivação
Aplicar uma ferramenta que auxilie no desenvolvimento textual dos alunos de oitava série.
Justificativa
Alguns de nossos alunos de oitava série participarão no final do ano de provas seletivas para entrarem em escolas de nível médio/técnico como a SATC ou IMG. Estes colégios costumam aplicar em suas provas questões envolvendo redação e contextualização.
Solução
Em conversa com a professora da disciplina de Língua Portuguesa optou-se em trabalhar com um texto exemplo para que os alunos o utilizem como base para a criação de seu próprio texto. É muito difícil para um aluno que não possui o hábito de escrever, conseguir criar de improviso um texto ou redação (Falta Assunto/Criatividade). Em um diário o aluno descreve o seu dia, seus desejos e sonhos, não é uma atividade complexa e deixa o aluno com uma maior liberdade na criação de seu texto.
Foi escolhido o texto “Diário de um Cão” por ser um texto de fácil compreensão e por possuir uma linguagem amistosa, além de agradável de ler.
Conclusão
A atividade foi bem aceita pelos alunos e satisfez o esperado pela professora da disciplina. Houve certa dificuldade devido ao número limitado de computadores, a turma teve de ser dividida em dois grupos. Enquanto um grupo realizava a atividade no computador o segundo grupo realizava atividades de leitura.
A atividade encontra-se disponivel no link: http://www.zedequias.trix.net/Downloads/Atividade%202.rar
Zedequias Alves
EEF Vincenzo de Villa
A atividade foi feita pelos alunos da 7 serie.. onde eles utilizaram um programa de edicao de textos para confeccionar um trabalho sobre DST.
Os alunos mostraram bastante interesse e a aula ocorreu sem nenhum imprevisto...
Alunos e professor se mostraram satisfeitos com trabalho...
E.E.B.Ignacio Stakowski
Caça-palavras
A ferramenta utilizada nesta atividade foi a planilha eletrônica do Calc. A atividade foi desenvolvida com a quinta série, na disciplina de Artes, o tema trabalhado foi Willi Zumblick.
A atividade foi desenvolvida da seguinte forma, o caça palavras foi feito e colocado em todos os computadores. Com base em um texto dado pelo professor, os alunos tinham que encontrar as palavras, no caça palavras ainda continham algumas dicas para facilitar a tarefa. Os pontos positivos foram a empolgação dos alunos para encontrarem as palavras. O negativo é que o calc, permite que seja trocado o que está escrito nele. Por isso alguns alunos acabaram modificando o caça-palavras.
Mas ao fim foi uma ferramenta bem produtiva.
Angela Colombo Boaroli
Nesta atividade optou-se pelo emprego do aplicativo BrOffice.org 3.1 Impress. Aplicativo de apresentação. Aplicado na Disciplina de Ciência nas turmas de 5a e 6a série.
A professora estava desenvolvendo esta atividade com os alunos e necessitava do emprego de algum aplicativo ou recurso que possibilitasse a visualização dos temas propostos através de figuras e associadas com aquilo que elas representavam e desta forma poder fixar o aprendizado, verificar se eles estavam sabendo diferenciar os diversos tipos de seres.
A intenção foi mais um exercício de experimentação de como eles reagiriam e se sentiam estimulados por uma atividade diferente e que ao mesmo tempo pudesse instruir e divertir.
O exercício aplicado foi simples, sem recursos maiores, até porque a intenção não foi complicar para o aluno no seu manuseio e entendimento. E que os mesmos, com o tempo, fossem se adaptando e se familiarizando com o novo recurso.
A princípio tentou-se o recurso do Google Docs Presentations, que facilitaria o acesso via Web, mas em função dos recursos ainda limitados foi descartado. Mesmo com o recurso da conversão e upload o mesmo ficava descaracterizado. Será tentado mais no futuro, até para facilitar a disponibilização.
Neste caso havera um pouco mais de trabalho face a necessidade de disponibiliza-las em todas as máquinas, pois nem todas estão em rede o que dificulta o trabalho.
Digo haverá, porque infelizmente não podemos constatar o retorno dos alunos, pois que a programação a ser dada pela professora ultrapassará o tempo de entrega deste trabalho, mas que será de qualquer forma aqui relatado, pois a previsão de sua aplicação será possivelmente esta semana.
A expectativa por parte da professora foi estimulante, até pelo ineditismo da idéia e uma forma diferente de se aplicar a matéria, ao mesmo tempo em que é flexível e que poderá ser expandida.
Mario A. Borges Filho
EEBPI - Morro da Fumaça - SC
Para realizar esta atividade,utilizamos o aplicativo editor de texto para construir uma historia em quadrinho que tanto a professora quanto os alunos gostaram muito, pois foi uma atividade diferente das que eles estao habituados no cotidiano.Foi desennvolvida com a turma da quarta serie do ensino fundamental,e ficamos observando-os, no decorrer da implementacao da tarefa, bem como na apresentacao das suas conclusoes a turma, e foi muito produtiva, pois deixou-os mais valorizados.
Área Matemática, 8ª Série do Ensino Fundamental
Vou relatar uma experiência que vivenciei após organizá-la com a Professora Elisabete de Matemática da E.E.F. Professor Lapagesse.
A Professora primeiramente trabalhou em sala de aula o conteúdo construção de gráficos, abordando a importância dos dados a serem fornecidos e de que forma os dados de uma pesquisa, por exemplo, podem ser demonstrados, usando gráficos do tipo: dispersão, coluna e do tipo pizza.
Como exercício dividiu a turma em equipes de três componentes e solicitou que cada equipe realizasse uma pesquisa e construísse em seus cadernos uma tabela com os dados pesquisados.
Na sequência (após, ter agendado comigo monitora a sala informatizada e me repassado o conteúdo a ser trabalhado), levou-os ao laboratório para construírem seus gráficos com a ferramenta do Linux educacional: Planilha Eletrônica BROffice Calc, similar ao Excel da Microsoft.
Primeiramente mostrei, fez com eles um exemplo no quadro e eles no computador de um gráfico do tipo dispersão, para conhecerem os passos da ferramenta. Após a professora pediu que abrissem uma nova planilha, digitasse os dados da sua pesquisa e criasse os gráficos. A maioria das equipes demonstraram estar muito empolgados com o exercício. Quando alguém tinha dúvidas a professora atendia e esclarecia. O que mais me chamou atenção foi a organização e a forma, técnica de ensino da professora Bete. A mesma agiu sempre como mediadora do processo, quando algum aluno tinha duvida em relação a ferramenta ela construía a resposta (tirava a dúvida) mostrando que estava esclarecendo com meu apoio e permitindo que se o aluno de outra equipe já tinha passado por tal dúvida e solucionado, permitia que lhe ajudasse a responder a equipe com a dúvida, porém tinha domínio total do assunto matemático, o como os gráficos podiam ser construído, por exemplo, o gráfico do tipo pizza serve para tal coisa, ... já neste caso fulamo você deve usar ou o tipo coluna ou tal gráfico...
Pontos positivos:
Organização, planejamento (os alunos exercitaram e foram avaliados ao término do processo), atuação da professora como mediadora, a satisfação dos alunos no uso do computador para aprender matemática, o elogio de alguns alunos que antes criticavam o Linux dizendo que oh Silvia como o calc é fácil de usar!.
Negativo:
Não termos salvado e impresso os gráficos construídos para servirem como incentivo a outros professores.
Nesta atividade usamos Br Office, somos usuarios de Windows e Linux, a primeira pergunta foi:...mas e o Word? Eles não sabiam que podiam usar outro editor de texto e eles acharam parecido com o Word. Usaram os métodos de formatação de texto passada pela Professora de Historia. Trabalharam com imagens, e preparam apresentações para apresentar os trabalhos. O Desempenho bancadas não é muito bom, neste dia duas bancadas não carregaram o SO.
Nesta atividade, usamos o editor de texto para elaborar um exercicio para os alunos da 4 e 5 série na disciplina de Artes juntamente com a professora da mesma. O assunto era obras de artistas famosos, onde a intenção foi de fazer com que os alunos gravassem bem as obras e os autores mais famosos do mundo. Esta atividade foi de muita valia, pois os alunos obtiveram grande conhecimento e ao mesmo tempo interagindo com a maquina do computador.
Atividade 02
Curso 40h
Na atividade referente, feita no editor de texto BrOffice Whriter, o professor poderá trabalhar com o ensino fundamental no que tange uma das teorias de origem da vida. Como a maioria dos alunos têm apresentado dificuldades de digitação e de familiarização com o computador elaborei uma atividade que lhes proporcionasse o simples desafio de tentar, e a satisfação enorme de conseguir. Evidentemente que haverão dispersões sempre, mas num geral os alunos mantêm-se atentos e interessados.
O único ponto negativo é que o professor e o monitor da sala têm de ficar o tempo inteiro cuidado para que eles não "colem". Mas num geral, a atividade que embora seja bem simples gera um bom rendimento e os alunos saem satisfeitos por terem conseguido realizar a tarefa com brilhantismo.
Luana Conti (aluna do curso de 40h)
EEB Princesa Isabel
Postar um comentário