quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ATIVIDADE 3




Olá,
nesta atividade você deverá utilizar um SOFTWARE EDUCACIONAL ou de CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES (Keduca, Hot Potatoes, Hagaquê, Programas Educacionais ou outros de seu conhecimento). Proponha a utilização de uma atividade à um professor para trabalhar com um grupo de alunos (defina série e conteúdo), na SI. Faça uma análise da aplicação da atividade e poste o texto no Blog.

O processo de desenvolvimento da atividade deverá ser enviado para o email: diana.morona@hotmail.com, para avaliação e posterior postagem no grupo de discussão do NTE.

17 comentários:

Blog EEF Professora Alaíde Tabalipa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Para a realização da atividade 3, fiz uso do software Geogebra na disciplina de matemática, com alunos da 6ª série/7 ano, buscando por meio desta ferramenta um auxilio para o ensino-aprendizagem da localização e representação geométrica dos pares ordenados no plano cartesiano.
A aplicação desta atividade teve um resultado bastante significativo, houve a interação dos alunos e uma melhor compreensão do assunto, pois podiam visualizar as resoluções de cada atividade por meio do geogebra, proporcionando ao aluno a idéia de espaço e distância e como localizar pontos, posições em um plano.
Todos os alunos realizaram as atividades e mostraram entusiasmo durante a mesma, assim como o professor. A utilização do software ocorreu sem problemas, isto é, os alunos o manipularam sem maiores dificuldades, é claro que sempre tiveram o apoio do professor para realizar os comandos.

Professora Vanessa Isabel Cataneo
EEB Costa Carneiro
Orleans SC.

Unknown disse...

No gcompris, podemos encontrar vários jogos educativos on line para ser aplicado nas séries iniciais,onde o aluno irá interagir com a matéria explorada pelo professor em sala.Lúdico,educativo e de fácil acesso, o Gcompris é sem dúvida uma ótima ferramenta utilizada pelo educador que deseja trabalhar o letramento com seus alunos. O processo de desenvolvimento dessa atividade é muito simples,pois o gcompris está localizado em nossa área de trabalho
Com dois cliques o aluno tem acesso a interação do assunto que é abordado em sala de aula pelo professor.
O professor acompanha todo o processo
e pode facilmente detectar as dificuldades encontradas pelos alunos.



Magda Shaqur (aluno do curso 40h)
EEB Humberto de Campos

Unknown disse...

Primeiramente propus a Professora da 4ª série que utilizasse o software educacional HQ. Mostrei a ela como funcionava. Ela se interessou e trouxe sua turma para ver. Expliquei a toda a turma como funcionava. A professora então realizou a confecção da história em quadrinhos em sala de aula e posteriormente, com a estrutura da história já montada, trouxe a turma para utilizar os recursos do software educacional HQ. As crianças se interessaram muito, os trabalhos foram feito em duplas. Sendo que a turma possui dezesseis alunos, então não haveria um computador de cada. Mas isso possibilitou a construção de um trabalho em equipe onde os alunos das duplas tinham que compartilhar idéias e decidir com iriam fazer. Foi ótimo o resultado, os alunos depois socializaram suas histórias com toda a turma e adoraram ver suas historinhas depois de prontas no data show.
O interessante é que essa professora que realizou o trabalho é uma das que nunca ia para a sala de informática e agora ela começou a vir mais. Foi ótimo, eu adorei, os alunos adoraram e a professora também. Atividade realizada dia 09/09/2009.

Angela Colombo Boaroli

Unknown disse...

Nesta atividade eu utilizei o software educacional KEDUCA (editor de testes e exames), neste foi desenvolvido uma atividade para alunos da 6ª série do ensino fundamental, na disciplina de Ciências, junto com a professora, no qual foi trabalhado o tema a Origem do Universo e dos Seres Vivos. A professora adorou a idéia e ficou muito satisfeita com o resultado, os alunos ficaram fascinados com a idéia de fazer um teste na tela do computador e depois verem que automaticamente aparecia as respostas dele, corrigidas e com as respostas certas e erradas que eles responderam .

Elaine Possenti
EEB José do Patrocinio

Unknown disse...

Utilizei na ATIVIDADE 3, o software Hagaquê, com as séries iniciais, principalmente com a 4ª Série. O software foi utilizado nas aulas de artes, com o auxilio da prof. conseguimos histórias criativas. Criatividade foi o ponto principal, com este software percebe-se e melhora a criatividade dos alunos, as histórias serão impressas para que eles possam levar consigo. Todos os alunos ficaram muito contentes com os resultados

Rodolfo Manenti Bianquini
E.E.B. Caetano Bez Batti

Bismarck disse...

Para a realização dessa atividade eu itilizei o hot potatoes (Jquiz) usado para séries inicias (1a e 2a) com o intuito de treinar as operações matemátcas somar, subitrair, multiplicar.
O resultado foi mto bom pois os alunos alem de treinarem a matemática tambem puderam conhecer as questões multiplas escolhas e aprender utilizar o mouse do pc.
os alunos ficam muito entusiasmados e foi bem proveitoso!

Professor Bismarck Dionisio Silva
EEF Marechal Rondon

Unknown disse...

Atividade 03.

Essa atividade foi realizada com o 3o ano das séries iniciais do ensino fundamental com a professora de português Lucilene.
A proposta foi trabalhar uma atividade educativa com alunos com dificuladde em escrta e leitura, propondo algo mais lúdico e prazeroso para o aluno.
Para tal atividade, utilizei o software JClic, muito utilizado para os primeiros anos de escolaridade, um software educativo onde a criança aprende de forma lúdica e agradável.
Nessa atividade a pedido da professora, trabalhamos formação de palavras por sílabas, frases, cruzadinhas com desenhos, tudo muito lúdico.
As crianças em geral se mostraram encantadas com a atividade.
Foi uma aula muito positiva e com os objetivos alcaçados.

Ilca P. de Vasconcelos.
Monitora da SI.
E.E.F. Dr. José de Patta.

Anônimo disse...

A atividade,a qual tem que ser comentada, foi com o programa Tux math Command, aplicado a turma do primeiro ano junto com o tuxpaint pois sabe como é as crianças elas querem trocar muito rapido, o tux math trabalha com a matematica, voce pode esconher entre adição, subtração, multiplicação e divisão, tambem a velocidade e o numero, iniciamos com a velocidade 02 e somente adção e subtração e a cada vez que concluiam aumentavamos a velocidade e o numero a ser somado, foi bem legal, acredito que eles tambem tenham gostado pois na sequencia tinha aula de educação fisica e ainda queriam ficar na sala, o fato engraçado é que quando chegava ao nivel 12 as crianças pediam os dedos do coleguinha emprestado pois aprenderam a usar os dedinhos pra somar. E o tux paint elas desenharam usando os carimbos e a magica.
As demais atividades encaminhei a Diana por e-mail.
Grato de sua atenção,
Filipe da Silva
EEB Antonio Colonetti - Içara

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A atividade foi desenvolvida com o auxilio da ferramenta de programação "Delphi". O software ainda encontra-se em fase de teste, estou aperfeiçoando aos poucos, mas até o momento está atendendo as expectativas.

O relato completo da atividade pode ser obtido no site: http://www.zedequias.trix.net/Downloads/TEXTO%20RELATO_3.pdf
Atenção ao abrir o software "Jogo da Forca" ao ser executado o software ocupa toda a tela para evitar que o aluno perca o foco na atividade e só pode ser fechado com o auxílio da senha "sair01" ou pressionando alt+F4, ou ainda ctrl+alt+Del.
A atividade completa (Relato + Software) podem ser obtida no site: http://www.zedequias.trix.net/Downloads/Atividade_3.rar

Zedequias Alves
EEF Vincenzo de Villa

Tallyta disse...

A atividade foi desenvolvida com a 5 serie, na aula de ingles.
Nesta atividade foi utilizado o Jogo Hangman, e o Software de construçao de historias em quadrinhos Hagake....
Os alunos iniciaram a aula com o jogo sobre o tema que estava sendo trabalhado, logo em seguida as crianças construiram uma historia em quadrinhos com o tema...
A aula foi bem tranquila e os alunos se divertiram e aparenderam ao mesmo tempo...
Nao foi encontrada dificuldade alguma...

E.E.B.Ignacio Stakowski

Unknown disse...

Nesta atividade optou-se pela utilização do Jquiz versão 6.3 do HotPotatoes.
Aplicado nas turmas de 5a e 6a série da disciplina de ciências.
Esta atividade é complementar a atividade 2, ao mesmo tempo que estamos fazendo uma experimentação e a verificação da expectativa a ser gerada pelo aluno.
É complementar no sentido de que, enquanto na atividade 2 optou-se pelo visual, mais propriamente, aqui se optou pelo aprofundamento do conteúdo.
É experimental no sentido em que, em qual dos dois o aluno gerará melhores expectativas e onde poderemos ter um retorno melhor sobre o que se espera dele.
Há ciência de que podería ser usado as figuras neste aplicativo, mas não optou-se por este recurso neste momento.
Ao mesmo tempo, também se optou por um exercício não muito extenso mas de tamanho suficiente para não cansar e poder constatar rapidamente e se medir a “dose” que poderá ser dada.
Como o da atividade 2, este também será aplicado a mesma turma e série e com a mesma professora, e versando também sobre o mesmo assunto, e adotado no mesmo dia.
Infelizmente, como na atividade de numero 2, pelo que já foi relatado, a programação da professora ultrapassou o prazo limite da entrega deste trabalho.
Mas acredito que este, ao contrário do outro, não encontrará maiores dificuldades em rodar na máquina, pois a mesma utilizará um navegador, que não tem maiores segredos. A única limitação que poderá haver e com relação ao emprego do navegador Iceweasel, único presente nas máquinas, visto que não temos ainda instalado o Firefox, mais apropriado, mas que será superado tão logo instalemos a versão Linux Educacional 3.0, já que a instalada atualmente é a versão 2. Este upgrade pretendemos fazer logo a partir da segunda fase deste curso, programada para o dia 24.

Assim como a outra atividade, a aplicação dela será relatada aqui , tão logo seja efetuada, possivelmente nesta semana ou inicio da próxima.

Mario A. Borges Filho

EEBPI - Morro da Fumaça - SC

Anônimo disse...

Para realizar esta atividade 3, utilizei o sotware jclic e trabalhamos com duas turmas, a segunda e terceira do ensino fundamental, e foi mais como diversao do que como tarefa que eles resolveram as atividades,pois as duas turmas ja estao pedindo para repetir a atividade na proxima aula.

ProfSilviaHelenaMangili disse...

Olha na verdade temos utilizado a sala de informática direto, mas usufruindo de ferramentas de produtividade, como editor de texto para construir histórias em quadrinho com as 4ª séries, construção de diálogos com as 3ª séries, onde a professora trabalha com eles determinada temática em sala de aula e depois levou eles até a sala de informática para buscarem figuras na internet através do google e construíram seus diálogos em equipe de forma ilustrativa e textual.
O que sei é que as crianças nos dão um banho de criatividade!
Mas prometo trabalhar assim que possível uma experiência usando um software diferente. Ah outro relato interessante foi o uso da tabela verdade através do Rived quando comentei com a Professora de ciências, ela se interessou então mostrei como funcionava e após trabalhar com os alunos da 8ª série os elementos químicos em sala de aula levou-os a sala de informática para usarem o Rived (ainda quando tínhamos a maioria das máquinas com Linux 2,0). Eles se empolgaram foi muito positivo visualizar o quanto uma matéria considerada difícil por muitos pode ser repassada de forma agradável.

Unknown disse...

Na realização da atividade 3, utilizei o Hot Potatoes, onde criei uma atividade de perguntas com respostas multiplas usando a disciplina de Matemática e Geografia cm alunos do 4 e 5 ano, e que contou com a participação dos professores das respectivas matérias. Na aplicação com os alunos, eles obtiveram muito interesse, pois misturava estudo com diversão. Todos gostaram da atividade e me pidiram se poderia criar mais. Foi muito bom descobrir esses novos software, sites, jogos entre outros pois ajudaram e ajudarão e muito no ensino-aprendizagem do aluno.

Odair de Freitas Sartor disse...

E.E.B. Melchíades Bonifácio Espíndola

Odair de Freitas Sartor
monitor/articulador Sala TI

Software Educacional

O software utilizado foi o Hot Potatoes, e a atividade proposta foi o tema “Turma da Mônica”. Esse tema foi proposto para trabalhar com a professora Dilma com as crianças da 2º série do período matutino e vespertino, envolveu vídeo e o Software educacional Hot Potatoes.
Durante uma semana, pesquisei vídeos e fiz download do site youtube de alguns vídeos da Turma da Mônica, e após baixar os vídeos, fiz um DVD. Depois, elaborei um jogo de memória no Hot Potatoes, com as figuras dos personagens da Turma da Mônica, onde no lado esquerdo da tela ficou os nomes dos personagens e no lado direito ficou as figuras, porém as figuras estavam em ordens diferentes, para que as crianças possam achar a combinação do “nome+figura”.
Foi fácil o manuseio do software, é um software fácil e simples de usar, e possui várias opções para desenvolver atividades. A atividade que foi desenvolvida partiu de uma dessas opções que o software oferece ao usuário.
Feito todo o trabalho de desenvolvimento da atividade, então, chegou a hora de aplicar na Sala de Informática com os alunos da 2ª série. Tanto no período matutino quanto no vespertino os alunos assistiram os vídeos da Turma da Mônica na Sala de Informática, e foi utilizado um computador para que o DVD fosse reproduzido pelo software multimídia, e depois projetado na parede através do data show. O som foi reproduzido com o auxílio da caixa de som da escola.
Após, assistir os vídeos, os alunos sentaram-se em dupla e abriram a atividade de combinação do nome do personagem mais a figura, ou seja, tiveram que comparar o nome com a imagem dos personagens. Foi uma atividade diferente, os alunos se divertiram e disseram que é “bacana”. Muitos erraram mas os colegas ajudaram aqueles que estavam errando.
Para os alunos, tudo isso era novidade, desde da projeção do filme na parede até usarem o computador. Alguns olhavam para o data show e ficavam admirados, e se perguntando, “Como pode, né?”. Alguns prestavam atenção nos equipamentos e não no filme. Não houve bagunça, e nem barulho durante o filme, e durante a atividade todos se comportaram. E a professora ficou feliz e não sabia o quanto a tecnologia podia ajuda-la em suas aulas.
Portanto, a sala de informática foi bem aproveitada e teve um rendimento bem sucedido com as turmas da professora Dilma. Os softwares educacionais estão presentes no mundo informatizado, e às vezes não percebemos que um simples software, pode se tornar uma ferramenta útil na educação. O papel que os profissionais da Sala de Informática exercem é para mostrar ao professor que têm grandes aliados (softwares) ao ensinamento pedagógico de seus alunos.