sexta-feira, 16 de abril de 2010

ATIVIDADE 04


CAROS COLEGAS,

Elabore um Plano de Aula ou um Roteiro de uma atividade para ser trabalhada na sala de Tecnologia. Esta atividade deve conter: Tema, Objetivo(s), Conteúdo, metodologia(procedimento e recurso(s)) a serem utilizados. OBS: Não esqueça dos dados de identificação (Colégio, disciplina, turma e data da realização da atividade). Poste o seu Plano/Roteiro em comentários.

11 comentários:

Anônimo disse...

EEB Joaquim Ramos
Disciplina: Química
Nome: Sabrina Moretti
Data de realização: 14/05/2010
Turma: 1º ano do Ensino médio 101
Tema: Tabela periódica, elementos químicos
Objetivo: Tomar conhecimento dos elementos químicos no cotidiano
Metodologia:
• Dividir em grupos;
• Cada grupo fica responsável por uma família da tabela periódica;
• O grupo pesquisa elementos da sua família como: propriedades químicas, propriedades físicas, cor, formato, origem e aplicações no cotidiano;
• Após a coleta de dados, ensiná-los a usar o programa de slides para apresentar;
• Entrega do trabalho e apresentação na próxima aula
• Trabalho deve conter: Capa, Introdução, desenvolvimento (pesquisa), considerações finais e referências.

Anônimo disse...

EEB Joaquim Ramos
Disciplina: Português
Nome: Dorli F. Ferreira
Data da realização:12/05/2010
Série: 7ª - Turma: 72
Tema: Carlos D. de Andrade
Objetivo:Depois de lermos textos (crônicas) no livro didático, pesquisar para conhecer mais sobre a vida e obra do escritor Carlos D. de Andrade.
Metodologia:

- Dividir a turma em grupos de 3 alunos.
- Todos os grupos irão pesquisar sobre a biografia do autor.
- O primeiro grupo (sorteio) a se apresentar, vai contar a vida do autor (biografia).
- Os outros grupos lêem poesias do autor e escolhem uma delas para ser lida ou declamada em sala. (não pode ter a mesma poesia em mais de um grupo).

Klondy disse...

Escola: EEB Joaquim Ramos. Disciplina: Ciências. Profª. Klondy Maria Allis Borges. Data da realização: 10/05/2010. Turmas: 3ª série/ano (31-32) Tema: Plantas/ Definição e Partes da Planta. Objetivo: Reconhecer a planta como um ser vivo, identificando suas principais características. Recursos: 2(duas) figuras de plantas diferentes. Metodologia: A turma será dividida em 2 grupos. Cada grupo “receberá” a figura de uma planta, e a partir dela deverá: Etapa 1: O Grupo 1 deverá descrever as características da planta (figura 1) e a partir destas informações construir um conceito de planta. O grupo 2 deverá analisar a figura(2) e descrever as características da planta, identificando as partes da planta. Etapa 2: Cada grupo deverá elaborar uma pergunta (com resposta) para o outro grupo. As duplas de cada grupo deverão repetir o processo com a outra figura. Etapa 3: As duplas de cada grupo devem apresentar o resultado da análise das 2 figuras e fazer as perguntas para as outras duplas do outro grupo, que deverão respondê-las.(Obs.:Todas as duplas terão espaço para as perguntas e respostas). Fechamento da atividade: Construção coletiva do texto com as conclusões principais. O texto deverá ser xerocado e entregue para toda a turma.

Anônimo disse...

EEB Joaquim Ramos
Disciplina: História
Nome: Ariádne R. Oliveira
Data de realização:12/05/2010
Turma: 1ª ano do Ensino Médio
Tema: A Civilização Egípicia/Faraós/Monumentos
Objetivo: Conhecer os princioais faraós e suas obras que viraram patrimônio da humanidade.
Metodologia:
- Dividir em grupos;
- Cada grupo ficará responsável por um período;
- Cada grupppo pesquisa os acprincipais acontecimentos de cada período e as principais obras do faraó de cada período;
- Com o resultado da pesquisa, montar uma apresentação usando os recursos da sala de tecnologia que pode ser slide, datashow;
- Entrega do trabalho e apresentação em data a ser marcada;

Anônimo disse...

E.E.B."Joaquim Ramos"
Professora: Maria Luiza Cardoso Mangili
Disciplina: Matemática séries iniciais (4º ano)
Criciúma, abril de 2010.



Tema: Usando Cáculos em jogos

Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico matemático das operações: adição, subtração,multiplicação e divisão incluindo o uso de tabuadas usando jogos num programa na sala de tecnologia.

Conteúdos:
-adição
-subtração
-multiplicação
-divisão.


Metodologia:

*Usar jogos matemáticos para resolver operações fundamentais, com uso de jogos assim tornar prazeiroso este processo.
*Em dupla comparar o número de acertos realizados pela equipe e fazer comparações com os outros grupos verificando quem mudou de fase no jogo, observar também quem não consegue avançar casa e superar as dificuldades propostas pela atividade.
Completar com alegria cada etapa do jogo, realizando com acerto os cálculos.


Cronologia: duas aulas de 45min.

Avaliação: Observar o interesse das duplas, o desempenho em trocar de etapas nos jogos.

Projeto Catia e Magna - Proinfo-Criciúma disse...

E E B Joaquim Ramos
Disciplina :História
Professora: Catia Constante
Plano de aula
Tema:
• Independência da América Inglesa
• Independência espanhola
• Independência portuguesa
Objetivo:
• realizar uma pesquisa sobre o tema apresentado.
• Ler, interpretar e retirar do texto conteúdo interessante ao seu trabalho
Metodologia
• utilizar a sala informatizada para essa busca de informações.
• Usar seu livro didático como primeira fonte de pesquisa.
• Comparar textos pesquisados.
• Copiar no caderno o assunto selecionado
• Organizar esquemas para a explicação.
Estratégia
• Trabalhar em grupo na sala de aula e na sala informatizada
• Socializar pesquisas
• Produzi r texto base
• reproduzi-lo e entregar aos colegas
• apresentar usando recursos diversificado
Avaliação
• participação
• envolvimento
• responsabilhdade
• apresentação
• conhecimento
Cronograma
• 2º bimestre.

Anônimo disse...

EEB Joaquim Ramos.
Disciplina-Assistente T.Pedagógico.
Nome- Maristela R. Ugioni.
Data - A combinar.
Turma- Professores e secretaria.
*Tema-O CONSELHO TUTELAR E A ESCOLA.
*Objetivo- Levar ao conhecimento dos professores e demais funcionários os canais que unem o Conselho Tutelar e a Escola.
*CONTEÚDO:Direito à Educação;
A denúncia de maus tratos;
Atos de Indisciplina e o Ato Infracional cometido dentro da escola.O que fazer?
Regimento Escolar: Solução para os Os Atos de Indisciplina.
*Encerramento mensagem.
* Roteiro metodológico:
Encaminhar os professores e demais funcionários para a sala informatizada; apresentar os conteúdos no Data-show, reservar 30 minutos para levantamentos de dúvidas, antes do intervalo de 15 minutos para o café.Depois disso, socializar os sites de busca, para que escolham textos e assuntos que possam utilizarem posteriormente em suas aulas, e um para comentarem e postarem no Blog da escola.
A seguir... sugestão de leitura:
*O Novo Direito da Criança e do Adolescente - Edsom Sêda- 1991.
*Sites e Portais:
www.portaldoconselhotutelar.com.br
www.mp.sc.gov.br
www.risolidaria.org.br

*Finalizar com a mensagem reflexiva.

Anônimo disse...

E.E.B.JOAQUIM RAMOS
Disciplina: Educação Física
Professora: Gizele B. F. Nunes
Turma: 3 ano do Ensino Médio
Tema: TÊNIS DE CAMPO ESCOLAR
Objetivo: Conhecer as principais regras deste esporte "elitizado", proporcionando sua prática na escola.
Metodologia:
Conversar com a turma e sondar seus conhecimentos referente ao tema abordado.
Utilizando a sala informatizada, visualizar data show com a turma com as principais regras, principais jogadores e imagens de jogos.
Após este trabalho praticar este esporte na quadra, adequando as regras aprendidas a realidade escolar.
Materiais:
Giz, suporte, rede, raquetes, bolas de tênis de campo.
Avaliação:
Participação e interesse dos alunos.

Anônimo disse...

E.E.B.JOAQUIM RAMOS
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
DATA DA REALIZAÇÃO:1O/05/2010
TURMA:202
TEMA:EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS NO BRASIL.
OBJETIVO: FAZER COM QUE HAJA UMA MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE OS ALUNOS.
METODOLOGIA:
- Dividir a turma em grupos.
- Cada grupo vai elaborar o maior número de questões.
- Após a elaboração cada grupo um vai perguntar para o outro.
DURAÇÃO: 4 aulas
PARTICIPAÇÃO: INTERESSE DOS ALUNOS.
Zeli Oenning Pickler

Anônimo disse...

Plano de Aula

EEB Joaquim Ramos
Disciplina: Ciências
Nome: Adelir Casagrande Perucchi
Data da Realização : 11-05-10
Turma: 5ª Série - 51 - Ensino Fundamental
Tema: Solo
Objetivo: identificar os vário tipos de solo
Metodologia:
Dividir os alunos em grupos;
cada equipe será responsável pela pesquisa de uma camada;
Após a pesquisa cada equipe em uma próxima aula deverá apresentar um slides;
O trabalho deve conter, capa, introdução, desenvolvimento, fonte, ilustração, conclusão.

Profª Sandra Mara disse...

EEB. Joaquim Ramos
Disciplina: Matmática
Nome:Sandra Mara de Aguiar
Data de realização:19/05/2010
Turma: 1º ano do Ensino Médio 102
Tema: Gráficos na aula de Matemática
Objetivo:Produzir, analisar e comparar gráficos em computador.

Conteúdos
- Coleta e organização de dados.
- Recursos visuais (gráficos e tabelas) para sintetizar informações.

Desenvolvimento
1ª etapa:A turma selecionou um tema para uma pesquisa de dados. Uma sugestão é investigar dados do desenvolvimento físico, como a altura dos estudantes. Organizamos a medição e anotamos os resultados no quadro.

2ª etapa:A turma pesquisou exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites para decidir o melhor jeito de apresentar os dados coletados

3ª etapa:A turma foi divida em grupos, colocando-os em frente aos computadores.
4ª etapa: Com o auxílio do Carlos, a turma criou gráficos de barras, colunas, pizza e linhas. Qual o melhor tipo para mostrar os dados coletados? A turma deve perceber que os gráficos de barras e de colunas são os mais adequados para comparar os valores de diferentes categorias, os de linhas para mostrar o sobe-e-desce de uma determinada variável ao longo do tempo e os de pizza para mostrar a proporção das categorias no universo pesquisado.

Avaliação: Verifiquei se a turma compreende a necessidade de estabelecer categorias e se conseguiu criar gráficos e perceber a utilidade específica de cada tipo.