segunda-feira, 18 de maio de 2009

ATIVIDADE INICIAL: TECNOLOGIA E MUDANÇA

Assista o filme Tecnologia Educacional, reflita sobre suas idéias principais e poste seus comentários.

12 comentários:

Mafalda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mafalda disse...

Foi muito bom estar com vocês esta manhã um forte e fraterno abraço a todos!!! E bom curso!!! Bjs da Mafa

Blog da Prof Beti disse...

O video é muito bom,está claro que a tecnologia já está nas escolas embora ainda não o ideal, mas a maior barreira agora é vencer o medo de mudança dos professores.

PROFª. SILÉSIA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PROFª. SILÉSIA disse...

É importante que o professor tenha ferramentas modernas para trabalhar e facilitar seu trabalho em sala de aula, porém os métodos empregados pelo professor, tem que ter conhecimento e assim acompanhar a evolução tecnológica que a escola proporciona. Sendo assim a metodologia tem que ser revista, refletida e atualizada pelo próprio professor.

Prof. SilésIa

Drica disse...

Não adianta utilizr recursos tecnológicos nas aulas se a metodologia de ensino não mudar.

BLOG DA PROF DELASIR disse...

É importante experimentar novidades tecnológicas quando elas nos possibilitam um acesso majoritário, aonde inclui alunos e professor, é preciso mudanças. O que visualizei no vídeo é o que está acontecendo com a maioria dos professores atualmente. Existe a tecnologia mas, a metodologia continua a mesma.

blog da prof Jovana disse...

O vídeo nos alerta para o fato de que a mudança no ensino não terá sucesso se não for absorvida pelos professores, também de dentro para fora. Pois não adianta inovarmos somente os nossos recursos de aula, a inovação tem que ocorrer também na metodologia.

Jones Longaray disse...

O video é muito bom, realmente é preciso rever as metodologias de ensino, para que os professores possam utilizar as tecnologias aproveitando os recursos disponiveis para ampliar a capacidade do aprendizado, e despertar no educando o interesse pelo estudo.

ProfTaniaRegina disse...

teste

ProfTaniaRegina disse...

No filme a Professora praticava no mesmo modo tradicional de lecionar (quadro e giz), mesmo com novos recursos tecnológicos. A maioria dos professores resistem a mudanças, não se atualizando com novos cursos preparatórios.

ProfSilviaHelenaMangili disse...

O vídeo nos mostra de que nada adianta as novas tecnologias senão soubermos adequá-las a metodologia aplicada. A informática sem dúvida muito tem contribuído para modernizarmos, acompanharmos o dia a dia de nossa clientela “o aluno”, aperfeiçoarmos nossas aulas, levando aos alunos informações, porém de forma contextualiza, mas INFELIZMENTE, como mostra o vídeo, muitos dos educadores por se sentirem cobrados, para não dizer ameaçados com os novos recursos disponíveis nas escolas, fazem uso da tecnologia, mas com o mesmo método adotado sem ela, métodos utilizados por muitos a anos atrás, o que de nada adianta, não é mesmo?
Mas se soubermos aproveitar, não digo nem usar, pois o importante é estarmos abertos para aprendermos a usar do que temos disponível buscando aprimorar a cada dia o ensino-aprendizado em que fizemos e muito, parte. Não só na nossa vida profissional, mas também pessoal, podemos sim, fazer uso do que existe de bom na informática, quantos e quantos têm economizado ao invés de ficarem horas e horas conversando no telefone, conversando via Internet com Webcan, por exemplo, e não são somente os jovens, mas sim nossas mães, pais, tios e outros. Sem falar na facilidade, na empolgação dos nossos alunos ao mudarmos nossa metodologia, utilizando dos recursos tecnológicos para apresentação de trabalhos, exposição de conteúdos, realização de pesquisas e outros.
Que n-riquezas nós temos disponíveis não é mesmo? O negócio é usar, é TENTAR!