segunda-feira, 18 de maio de 2009

UNIDADE 4: NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA INTERNET

Faça uma pesquisa sobre os temas, abaixo, faça uma breve reflexão sobre os mesmos e poste seus comentários aqui:
1) Direitos Autorais na Internet
2) Segurança na Internet

9 comentários:

PROFª. SILÉSIA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PROFª. SILÉSIA disse...

1 –Segundo alunos da Disciplina Informática Jurídica, período 98/2Curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba UEPB):Leonardo Basílio Gurgel,Luiz José Ulisses Júnior; Maíra Araújo Vilar; Patrício Cândido Pereira e
Rodrigo Cavalcanti Fernandes

“Com o recente aparecimento da Internet no país, não temos uma legislação específica para os casos de violação de dados pelo computador. Ficando a dúvida de quem irá responder penalmente pelos prejuízos causados e se o invasor sofrerá uma sanção penal.
No Brasil, falta até uma definição legal do que sejam dados de computador. Não possuindo o "status" de coisa, fica difícil enquadrar o crime de dano já que os dados de computador são incorpóreos. Com isso, não é possível punir penalmente as pessoas que destroem dados de computador, pois a imobilidade de nossa legislação faz com que essa conduta não sofra uma pena correspondente ao fato. A legislação tradicional é completamente lacunosa com relação à repressão destes delitos perigosamente danosos ao princípio da ampla liberdade de informações-comunicações que regem à rede, com certeza, normas próprias, adaptadas às já existentes, deverão ser desenvolvidas para regularem as relações cíveis, comerciais, penais, trabalhistas que surgirão na rede o que vai exigir um estudo aprofundado por parte de juristas e legisladores”.


Fica aqui minha ESPERA por um projeto de lei que regularize esta situação, até porque precisamos inovar na educação com mais segurança.
Prof. Silésia

2 – Já fui vítima de invasão de e-mail: Como meu e-mail usado para pegar mandar convites com o intúito de inserir vírus nos computadores de outras pessoas. Hoje só abro e-mail ou passo adiante mensagens, etc..., se eu tiver certeza que conheço, mesmo é importante acionar o anti-vírus atualizado.Também não comunicar números de documentos e informações que comprometam sua integridade.
Segundo Rômulo Cholewa,(www.tecmedia.com.br/novidades/artigos/seguran-a-na-internet)
"paranóia é o tipo de coisa que mantém o bom senso, principalmente no Brasil, onde se tem tão pouca importância em relação a segurança. A paranóia é o fator que fará pensarmos sempre em ter segurança demais, nunca de menos”.
Prof. Silésia

Blog da Prof Beti disse...

1-Atualmente com a explosão da informática que facilitou a reprodução e a distribuição de textos, imagens, sons, software, etc, sem autorização gera muitas dúvidas, discussões e ilegalidades.
No Brasil, o direito autoral é regulamentado pela lei 9610 de 19 de fevereiro de 1998, está lei trata dos direitos autorais gerais e não especificamente sobre os da internet, isso cria muitas dificuldades em sua aplicação tornando a ilegalidade um submundo rendoso. É preciso, portanto, que se crie uma legislação própria.

2- No mundo virtual, o computador é como se fosse a nossa casa que deve ser protegido, para isso há uma diversidade de programas, tais como: Firewall, Ativírus, Anti-spyware, Anti-spybot, etc.
Mas alem disso devemos tomar medidas de segurança como:
- usar sempre: sair ou equivalente
- criar senhas difíceis e mudar periódicamente;
- usar navegadores diferente;
- cuidado com downloands;
- cuidado com messenger e semelhantes;
- cuidado com e-mails falso e anexos;
- evitar sites de conteúdos duvidosos;
- atualizar sempre antivírus e antispyware;
- cuidado com compra na internet e site de banco;
- cuidado em fazer cadastro.

Drica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
blog da prof Jovana disse...

"A Internet tem se tornado o maior meio de difusão e troca de dados conhecidos até hoje. A cada dia que passa, milhares de novos computadores são adicionados a esta rede, e pouca gente sabe que ao se conectar à um provedor e obter um endereço IP, ela está tornando-se um nó desta imensa rede. Na característica de nó de rede, podemos prover dados, ou apenas ser mais uma máquina ?surfando na web?, mas em qualquer uma das formas, estamos permitindo a transmissão de dados em ambas as direções."http://www.tecmedia.com.br/novidades/artigos/seguran-a-na-internet.
A internet é
um meio de comunicação revolucionário que nos possibilita a troca de informações rápidamente.Por isso temos que tomar cuidado e sempre estar atentos as meios mais ssguros de como ultilizá-la.Não devemos fornecer portanto informações como numero de documentos etc, sem que esta proteção esteja garantida.

BLOG DA PROF DELASIR disse...

1) Direitos autorais na Internet
Infelizmente ainda não temos uma legislação funcional 100% quanto a direitos autorais na prática, quanto mais direitos autorais na Internet. Em todas as pesquisas que realizei e conversas informais com especialistas na área constatei que muitos falam e buscam alternativas para tratar este assunto com a maior qualidade possível e colocá-la em funcionamento legal, porém a briga ainda é grande, pois se avaliarmos por baixo verificamos o número abusivo de sites com profissionais oferecendo vendas de artigos, trabalhos e outros o que dificulta e muito o trabalho da justiça aumentando o número de plágios a cada dia.

2) Segurança na Internet
Com certeza, uma das ameaças mais comum é se passar por outra pessoa, a menos que você possua uma assinatura digital que é única e intransferível, mas é uma realidade de poucos.
Existem várias técnicas firewalls e servidores de Proxy, mesmo assim não impedem que sejamos atacados, pois a Internet tem se tornado o maior meio de difusão e troca de dados conhecidos até hoje. Temos que estarmos sempre informados de possíveis invasões pois mais protegido que estejamos sempre estaremos expostos. Por isso, muito cuidado e segurança, pois até podemos dificultar, mas não eliminar os ataques.

Drica disse...

1) A internet é um meio de comunicação sem limitações, isto é, quelquer pessoa pode acessá-la de quaquer lugar, e por ser uma "novidade" a legislação com relação aos direitos dos autores e a censura ainda não estão claras. Porém, obras registradas não perdem sua proteção ao serem digitalizadas e não podem ser utilizadas sem autorização do autor.

"O autor tem todo o direito de autorizar a reprodução de sua obra no meio que quiser, incluindo aí a Internet. O que se questiona é o que o usuário pode fazer com esse material. É claro que se ele faz uma cópia de determinado material protegido e pretende usá-la será necessária a autorização do autor.

Qualquer texto, home page ou site que apresentar criatividade e forma original, é protegido, necessitando de autorização para ser reproduzido."(Filho, 1998)
FILHO, Plínio Martins. Direitos autorais na Internet. 1998

2) Quem usa a internet com frequencia está sujeito a invasões em seu computador por vírus e spams, que podem causar falhas no sistema operacional e ainda liberar informações pessoais pela rede.
a segurança na internet está ligada a proteção dos sistemas. como sempre há alguma falha no sistema devemos tomar cuidado com e-mails duvidosos e ao utilizar um computador público não salvar dados pessoais.
TAROUCO, Liane M. R.Segurança na internet

ProfTaniaRegina disse...

1)Infelizmente os direitos autorais ainda são muito desrespeitados via Internet, muitos costumam usufruir de informações sem disponibilizar o verdadeiro autor, em alguns casos sem malicias, por não saberem como referenciar, mas em outros, por maldade, não se dando conta de que isto também é uma invasão de privacidade. E no que tange a legislação brasileira ainda é precária a penalidade para tal fim.
2)Como citado anteriormente, pela legislação ser falha, ainda existe um grande risco no acesso de alguns sites, como no caso de transações bancárias, compra via Internet, pedofilia e outros.

ProfSilviaHelenaMangili disse...

1)Infelizmente ao nível de legalidade, penalidade no que tange a direitos autorais, a legislação brasileira ainda é falha. Atualmente a ABES (Associação Brasileira de empresas de software) vem trabalhando campanhas contra pirataria em todo pais, mas por mais que os números mostrem a baixa no número de CDs e DVDs piratas, ainda estamos longe do número desejado. Se pensarmos no comércio, percebemos que muito melhoro nos últimos anos, as empresas estão buscando alternativas como a migração para software livre. Os preços das licenças estão diminuindo, o que antes era um absurdo hoje já está mais acessível. Mas quanto a trabalhos expostos na Internet ainda é um caos, muitos esquecem que citar o autor além de bonito é inteligente e não custa nada, preferem copiar e colar, acreditando que os educadores não irão perceber. Na verdade às vezes não fica nítido mesmo, mas por que não começarmos por nós né, por que não citar? Afinal é a nós que estamos nos enganando quando copiamos com maldade, diferente de aprendermos com informações interessantes e sabemos que a Internet muito contribui para nosso dia a dia, o importante é buscarmos usá-la como um recurso rico em informações e não apenas para copiar e colar!
2)Segurança na Internet: Já existem mecanismos para melhorarmos nossos acessos de forma segura, melhor, mais segura. Segurança 100% é impossível, mas cuidados, prevenções são sim possíveis. Em relação a invasores, vírus, hackers, precisamos à principio instalar e atualizar sempre antivírus e antispan., Já para crackers, o maior cuidado possível é necessário quando realizamos compras via Internet, fazendo uso de cartões de crédito e outros. Quanto à pedofilia já existe softwares de acompanhamento para que os pais consigam verificar quais sites seus filhos estão acessando, o importante é não deixá-los soltos, claro que sabemos que existem sim ricos, mas vamos buscar fazer o que está ao nosso alcance. Mas infelizmente, não podemos esquecer que as pessoas não têm na maioria das vezes conhecimentos específicos nesta questão, por isso é importante que os técnicos de informática facilitem o máximo a vida das pessoas, orientando, instalando, orientando para que usem o máximo da proteção possível em suas máquinas. Busquem parcerias, pais x professores x técnicos de informática.
O Orkut, MSN estão ai, não podemos fugir desta realidade, o que precisamos é buscar meios para nos protegermos, para aceitar amigos os quais conhecemos sua identidade e usar sim destes recursos para ganhar tempo, reduzir custos e outros.