segunda-feira, 18 de maio de 2009

UNIDADE 3: O USO PEDAGÓGICO DO PACOTE EDUCATIVO

Escolha uma atividade do pacote educativo ( Rived, jogos ou outro) que preferir e for interessante para sua disciplina, elaborar uma atividade para seus alunos ou faça uma reflexão sobre o uso em sua disciplina e poste neste espaço.

6 comentários:

BLOG DA PROF DELASIR disse...

Considero que após a análise do pacote educacional na área de Ciências, tive a satisfação de constatar que esta ferramenta “Tabela Periódica”, muito poderá contribuir para o aprimoramento do ensino-aprendizagem em minha disciplina, para meus alunos, pois este tema já trabalho em sala de aula, mas até então (antes de realizar o curso), o estudo era de forma tradicional.

PROFª. SILÉSIA disse...

Escolhi a atividade RIVED sobre cores. Esta atividade foi aplicada em sala de aula com as turmas das 7ª séries. Foi contextualizado sobre o estudo das cores, mostrando e analisando várias obras do movimento impressionista e articulando sobre a importância da cor na natureza, nas produções gráficas, na elaboração de cartazes, na moda, na decoração, na apresentação de trabalhos e a influência que a cor proporciona no dia a dia.
Na seqüência os alunos exercitaram sobre o ciclo cromático, aplicando seu aprendizado no projeto da escola “qualidade de Vida” escolhendo um artista que mais se identificou com esse tema.
Prof. Silésia

Blog da Prof Beti disse...

A atividade "Resolvendo equações através da balança" do Rived, mostra o conceito básico das equações onde o aluno observa que igualdade é o equilibrio da balança.
São várias atividades iniciando pelas mais simples e aumentando o grau de complexibilidade fazendo com que o aluno tenha uma visão real do significado de uma incógnita numa igualdade.
É uma atividade interessante e dinâmica, apesar de algumas falhas de digitação, e que contribui muito para o entendimento dos procedimentos de resolução de equações.

blog da prof Jovana disse...

A atividade Rived sobre estudo das classes de palavras é muito interessante e proporciona um conhecimento aos alunos sobre língua portuguesa de uma maneira bem mais divertida. Ainda não a coloque em prática, mas pretendo utilizá-la brevemente com minhas turmas e com certeza sera muito satisfatório.

Drica disse...

Utilizei o programa de desenho de funções matemáticas em uma atividade com o 1º ano do ensino médio. O objetivo da aula foi analizar o gráfico, reconhecendo os zeros, os sinais, a paridade e se a função seria crescente ou decrescente. Acho que foi proveitoso pois, tivemos mais tempo já que não foi preciso fazer os cáculos e, como o traçado do gráfico no programa é mais preciso do que feito manualmente, ficou mais fácio de entender os dados a serem analizados.

ProfSilviaHelenaMangili disse...

No contexto que estou inserida atualmente, pelo que consegui conhecer brevemente do RIVED não se aplica diretamente a minha atividade, mas penso que é uma excelente ferramenta de apoio ao trabalho de várias disciplinas, a qual os meus colegas poderão usufruir junto a seus alunos. Um exemplo excelente disto é o que vivenciei com a Profª Delasir de Ciências, com uso da tabela periódica. O que quando eu estudava química precisava decorar os elementos, as vezes o professor dava o valor do peso dos elementos e nós calculávamos o número de prótons, elétrons, hoje usando esta ferramenta o aluno tem a oportunidade de aprender de forma prazerosa, usando um recurso que geralmente gostam muito o “computador” e com isto o aprendizado se concretiza sem ter que obrigar o aluno a decorar a matéria, não é mesmo?